Se Machado de Assis estivesse vivo hoje e morasse em Belém, ele, com certeza, reservaria um dia só para visitar a Biblioteca Central da UFPA, ou BC para os mais íntimos, no Campus Guamá. Tanto Machado quanto José Saramago, ambos autores ilustres da língua portuguesa, adoravam frequentar bibliotecas, sobretudo durante a juventude. Até em animações do Estúdio Ghibli, como no filme Sussurros do Coração, as personagens começam a sua aventura em bibliotecas. Afinal, elas são o lugar perfeito para viajar sem sair do lugar – lendo, colocando a matéria em dia, escrevendo ou até mesmo tirando um cochilo em locais como o Espaço de Convivência.
Fundada há mais de seis décadas, a Biblioteca Central reúne, aproximadamente, 109.218 mil títulos físicos hoje. O acervo inclui livros, periódicos, monografias, dissertações, teses, obras de referência, materiais audiovisuais e digitais como as bases de dados, e-books, periódicos eletrônicos e repositórios institucionais. Todo esse suporte fundamental ao desenvolvimento acadêmico da comunidade universitária pode ser encontrado atravessando o bambuzal, no prédio ao lado do Ver-o-Pesinho do Setorial Básico.
“A Biblioteca Central da UFPA é um espaço essencial para a vida acadêmica dos estudantes, pois vai muito além do simples empréstimo de livros. Ela é um ambiente de estudo, pesquisa e troca de conhecimento que apoia o desenvolvimento acadêmico e científico. A BC oferece acesso a livros, periódicos, bases de dados, materiais digitais e físicos fundamentais para a formação intelectual, para a produção de trabalhos acadêmicos e para o aprofundamento nas áreas de estudo. Além disso, a biblioteca é um espaço de convivência que estimula o aprendizado colaborativo, a autonomia na pesquisa e o contato com novas fontes de informação, alinhado ao ensino, à pesquisa e à extensão no âmbito da UFPA”, explica Michelly Nascimento, atual diretora da Biblioteca Central.
Tanto a comunidade interna quanto a externa podem acessar a BC, sendo reservado à comunidade externa (quem não possui vínculo formal com universidade) acesso apenas ao espaço físico da biblioteca, à leitura no local e a alguns recursos, como consulta ao acervo, disponibilidade a guias como o de Elaboração de Trabalhos Acadêmicos e participação em atividades culturais; e à comunidade interna (composta por estudantes regularmente matriculados, professores e servidores técnico-administrativos), uma série de benefícios adicionais, como o empréstimo domiciliar e o Programa de Capacitação Continuada de Usuários (PCCU). A Biblioteca Central funciona de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados, das 8h às 14h.
Sistema de Bibliotecas – Também é possível consultar o acervo das outras 36 bibliotecas que integram o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pará (Sibi). Além da BC, existem mais 26 bibliotecas de faculdades e institutos espalhadas só no Campus UFPA da capital paraense. Nos demais campi do interior, os de Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí, há mais de dez bibliotecas e um posto de atendimento. O Sibi reúne o acervo e as informações de todas elas, totalizando mais de 950 mil livros disponíveis. Para se localizar nesse mar de informações com maior praticidade, é só consultar o Mapa do Sibi UFPA.
Atualmente, para usufruir plenamente do Sibi/UFPA, é preciso possuir vínculo institucional com a Universidade e estar cadastrado na Plataforma Pergamum. Para efetivar o cadastro, basta se dirigir a alguma unidade do Sibi, como a Biblioteca Central ou as Setoriais, munido com o seu atestado de matrícula (para alunos, pode ser impresso ou virtual) e documento original com foto (RG, Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, Carteira de Estudante). É necessário realizar esse processo semestralmente para atualização de cadastro.
Minha Biblioteca – Outro benefício reservado aos usuários do Sibi/UFPA é a plataforma Minha Biblioteca, um acervo virtual de milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos composto por 16 grandes editoras acadêmicas e 42 selos editoriais. Na Minha Biblioteca, os livros estão divididos em sete catálogos: Ciências Jurídicas, Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Exatas; Saúde; Medicina e Odontologia; Ciências Pedagógicas e Letras e Arte. A plataforma também inclui ferramentas inclusivas com recursos de acessibilidade, como leitura em voz alta e ajuste do tamanho da fonte.
Para mais informações, acesse o site oficial da BC. Lá se encontra o catálogo completo de livros on-line e o QR Code para os grupos oficiais da Biblioteca Central no WhatsApp, por meio dos quais são divulgadas notícias e cursos diversos de capacitação oferecidos pela Instituição. Acompanhe também todos os eventos realizados pela BC no perfil do Instagram.