O prédio do Mercedários/UFPA passará a abrigar a mais nova Unidade Acadêmica da Universidade Federal do Pará. A proposta de criação da Faculdade de Conservação e Restauro foi aprovada em reunião do Conselho Universitário (Consun), realizada no prédio da Reitoria, no Campus do Guamá.
No processo seletivo deste ano, a UFPA ofertou 30 vagas para a primeira turma de Bacharelado em Conservação e Restauro, com início das aulas para o segundo semestre de 2019. Além do curso de graduação, posteriormente a faculdade irá ofertar cursos de capacitação técnica para qualificação técnica de profissionais que já atuem em obras de conservação e restauro.
A nova faculdade contará com uma infraestrutura necessária para o desenvolvimento das atividades acadêmicas de ensino e pesquisa, além de biblioteca, auditórios, laboratórios de ensino, inclusive de Informática, salas de professores e administrativas e de apoio aos discentes. A direção geral e a vice-direção ficarão a cargo das professoras Roseane Norat e Elna Trindade.
De acordo com Roseane Norat, a faculdade consolida o avanço em muitas pesquisas que já vêm sendo desenvolvidas e estão intimamente vinculadas com a formação acadêmica e profissional voltadas para conservação, preservação e restauração do patrimônio cultural. A gênese da Facore está relacionada com o trabalho iniciado em 2006, no Laboratório de Conservação, Restauração e Reabilitação/Lacore, que também está sediado no Mercedários/UFPA.
“A criação da faculdade é fruto dessa consolidação de conhecimentos e desse fortalecimento. É um grande passo para a Universidade e seu compromisso institucional com a produção do conhecimento científico e a valorização da memória e da preservação do nosso patrimônio cultural, isso não só em Belém, mas também em toda a Região Norte do País”, frisou a professora Norat.
Formação – O novo curso de Bacharelado em Conservação e Restauro da UFPA é o primeiro da Amazônia e o quarto criado no Brasil, ofertado por universidades federais. Atualmente, apenas na Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de Minas Gerais (UFMG) e de Pelotas (UFPel) há cursos de Graduação em Conservação e Restauro. O curso oferecerá uma formação multidisciplinar, que envolve as áreas das humanidades, das ciências exatas e da terra, da vida e tecnologia.
Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Arquivo/Ascom