Conselho Universitário aprova lista tríplice para Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da UFPA para o período 2024-2028

Já está disponível na página reitor2024-2028.sege.ufpa.br a lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação (MEC) para escolha dos dirigentes da Universidade Federal do Pará (UFPA), para o quadriênio de 2024-2028. A votação dos nomes foi realizada na última terça-feira, 30 de abril de 2024, em Reunião Extraordinária do Conselho Universitário (CONSUN).

Fotografia dos membros do Conselho Universitário na plateia de um auditório.  Eles estão de pé e aplaudem os primeiros colocados na lista tríplice, Gilmar Pereira da Silva (candidato a Reitor) e Loiane da Ponte Souza Prado Verbicaro (candidata a Vice-Reitora) que estão na primeira fileira do auditório.

A lista tríplice será composta pelos(as) professores(as) Gilmar Pereira da Silva e Loiane da Ponte Souza Prado Verbicaro (1º lugar, com 101 votos), Moirah Paula Machado de Menezes e Marcos Monteiro Diniz (2º lugar, com 4 votos) e Doriedson do Socorro Rodrigues e Aline Beckmann de Castro Menezes (3º lugar, com 2 votos). A chapa das candidatas Denise Machado Cardoso e Patricia Bittencourt Tavares das Neves, inscrita e homologada pela Comissão Especial do CONSUN, renunciou à candidatura na manhã da última terça-feira e não participou do pleito. Não houve abstenções.

Fotografia da mesa onde estão reunidos os membros do Conselho Universitário representantes da Administração Superior. Todos estão de pé com destaque para o reitor Emmanuel Tourinho que fala ao microfone.

Primeiros colocados na lista tríplice, Gilmar Pereira da Silva (candidato a Reitor) e Loiane da Ponte Souza Prado Verbicaro (candidata a Vice-Reitora) já haviam também vencido a consulta prévia à comunidade universitária, realizada no dia 17 de abril, alcançando 62,6% do total de votos válidos, com ampla participação da comunidade universitária.

A Reunião do CONSUN ocorreu de maneira presencial, sob a presidência do reitor Emmanuel Zagury Tourinho. Ao todo, 107 conselheiros(as) participaram da votação, que foi aberta e uninominal, cada um(a) escolhendo apenas um nome para cada cargo.

Envio da lista tríplice ao MEC – Com o resultado da votação, será preparada a documentação da lista tríplice a ser encaminhada ao MEC, observando o prazo de antecedência do fim do mandato da gestão atual, que ocorre em outubro de 2024.

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes