Conselho Universitário da UFPA emite nota em apoio à reivindicação das(os) trabalhadoras(es) das Universidades Públicas Federais

NOTA OFICIAL

O Conselho Universitário (CONSUN) da Universidade Federal do Pará (UFPA) manifesta a sua preocupação com as perdas salariais acumuladas por servidoras(es) técnico-administrativas(os) e docentes das Universidades Públicas Federais, resultado de muitos anos sem reajuste ou com reajuste muito abaixo dos índices inflacionários, e apoia a reivindicação de recuperação imediata do poder aquisitivo das carreiras das(os) trabalhadoras(es) das Universidades Públicas Federais. No caso de servidoras(es) técnico-administrativas(os) apoia também a reestruturação e aprimoramento do seu Plano de Carreiras, de modo a garantir uma valorização equilibrada e que respeite a diversidade e complexidade das funções atualmente exercidas nas instituições. É indispensável a uma nação comprometida com conquistas de cidadania respeitar e valorizar as(os) trabalhadoras(es) da Educação. No Brasil, esse permanece um grande desafio e enfrentá-lo é tarefa urgente. A Universidade Federal do Pará, portanto, respeita a luta legítima de suas(seus) trabalhadoras(es), e reitera a expectativa de que Governo e Sindicatos estabeleçam um diálogo efetivo, com vistas a uma solução que promova condições dignas de trabalho nas Universidades Públicas Federais, adequada valorização de suas(seus) trabalhadoras(es), sintonizada com o seu horizonte de atuação e contribuição com o desenvolvimento nacional.

Belém, 10 de abril de 2024.

Emmanuel Zagury Tourinho
Presidente do Conselho Universitário