Consepe aprova ajustes no Calendário Acadêmico 2024

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou, nessa quarta-feira, 24, os ajustes no Calendário Acadêmico de 2024. A alteração foi realizada em decorrência da necessidade do cumprimento da carga horária letiva após a greve docente que se estendeu dos meses de abril a junho do corrente ano, ocasionando uma sobreposição parcial dos períodos letivos 2, 3 e 4 de 2024.

Mantida a oferta em quatro períodos letivos (PL1, PL2, PL3 e PL4), a mudança aprovada  afeta apenas as datas de início e fim de cada período para que seja possível atender as diferentes necessidades dos cursos extensivos e intensivos oferecidos pela Universidade.

Os cursos extensivos, que são a maioria dos cursos ofertados na Universidade, seguem com programação de 200 dias letivos, divididos em dois períodos. Com as atividades iniciadas em 18 de março e interrompidas no dia 15 de abril, o período letivo PL2 será reiniciado no próximo dia 1º de agosto, como aprovado em reunião anterior, e seguirá até o dia 4 de novembro de 2024.

Já o período extensivo seguinte (PL4) terá início no dia 25 de novembro, sendo finalizado no dia 3 de abril de 2025. Nesse intervalo, vale destacar que o calendário ajustado prevê um recesso de final de ano, no período de 23 de dezembro de 2024 até o dia 1º de janeiro de 2025. O retorno às aulas deve ocorrer já no dia 2 de janeiro.

O segundo período intensivo de 2024 (PL3) já havia iniciado em 1º de julho e se estende até 30 de novembro. Ao longo de todo esse intervalo, poderão ser ofertados componentes que possam ser compatibilizados com a oferta no PL2 e PL4.

Para atender a solicitação dos campi com cursos que ofertam disciplinas em regime intensivo mesmo no PL2 e PL4, foi definido, ainda, que aqueles que já concluíram as ofertas do PL2 podem ofertar os próximos componentes curriculares já durante o período aberto para o PL3 (até 30 de novembro de 2024). Essa definição do início do período deverá ser realizada de acordo com a disponibilidade do sistema sob gestão do Centro de Registros e Indicadores Acadêmicos (CIAC).

Feriados e recesso – Além das datas dos períodos letivos ajustadas, o novo calendário também apresenta todos os feriados nacionais, estaduais e municipais previstos, bem como o período reservado às ações acadêmicas planejadas para cada período letivo (oferta e homologação de turmas, período de matrícula, realização de ajustes, trancamento do período letivo, lançamento de conceitos, colação de grau, entre outros). O novo calendário será disponibilizado no site da Proeg.

TEXTO: Assessoria de Comunicação Institucional

ARTES: Assessoria de Comunicação Institucional