A Universidade Federal do Pará dá novo salto na oferta de cursos de pós-graduação, somando, hoje, um total de 130. Em reunião realizada nesta quarta-feira, dia 13 de fevereiro, no prédio da Reitoria, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/UFPA) aprovou a criação de dois cursos de doutorado e dois de mestrado, já recomendados pela Capes no final de 2018.
Os Doutorados em Arquitetura e Urbanismo e em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Local da Amazônia, bem como os de Mestrado em Engenharia Sanitária e Ambiental e em Oceanografia estão entre os seis cursos recentemente aprovados pela Capes e, agora, referendados pelo Consepe.
O edital da primeira seleção para o curso de Doutorado Acadêmico em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) já está publicado, com inscrição aberta para o período de 15 a 28 de fevereiro de 2019. O curso vai oferecer nove vagas direcionadas aos candidatos com diploma de Mestrado em Arquitetura e Urbanismo ou em áreas afins. A duração do curso será de 48 meses e funcionará em tempo integral.
O Doutorado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM), vinculado ao Núcleo de Meio Ambiente (NUMA), é o primeiro da UFPA e recebeu nota 5 na avaliação da Capes.
Para o curso de Mestrado Profissional em Engenharia Ambiental e Mestrado Acadêmico em Oceanografia, o número de vagas será definido pelos Colegiados dos Programas, com o edital de seleção.
Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes