A partir do próximo ano, a Universidade Federal do Pará receberá um série de atividades culturais e científicas organizadas pela embaixada da Itália no Brasil e pelo Vice-Consulado da Itália em Belém. A cooperação com esse fim foi definida em reunião da vice-cônsul honorária da Itália em Belém, Rosângela Maiorana, com o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, na última quinta-feira, 07 de novembro.
Segundo a vice-cônsul, é interesse trazer da Itália para o ambiente da UFPA palestras com autores italianos, exposições e outras atividades de difusão da cultura italiana. “Estreitar o relacionamento com a academia, através da UFPA, é de grande importância para a comunidade italiana no Pará”, salientou Rosângela Maiorana.
O reitor da UFPA acolheu de pronto a proposta apresentada pela vice-cônsul e explicou o interesse da instituição em receber as atividades no Centro de Internacionalização da UFPA, a ser inaugurado em breve no campus do Guamá.
“Esse centro será um espaço de promoção do multiculturalismo na UFPA, expandindo o aceso a culturas e línguas diversas e informando sobre intercâmbios que podem ser realizados por discentes, técnicos e docentes. Assim, ficamos muito felizes com a possibilidade de receber programações organizadas pela embaixada da Itália. Temos todo interesse nessa cooperação e creio que podemos realizar um excelente trabalho em parceria”, afirmou o reitor.
Ao final, o reitor Emmanuel Tourinho transmitiu o convite para que o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, visite a instituição para a assinatura do termo de cooperação entre as instituições, e propôs que, na sequência, se discutam alternativas para o ensino da língua italiana na UFPA. A vice-cônsul honorária da Itália recebeu as propostas com interesse. “Estamos iniciando uma cooperação que certamente trará excelentes resultados”, afirmou Rosângela Maiorana.
Texto e foto: Divulgação