Referência para a comunidade que circula na Região Metropolitana de Belém, o Campus Universitário de Ananindeua iniciou um novo período de gestão no último mês. O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Gilmar Pereira da Silva, deu posse à nova coordenação, que agora será formada pelo professor Alcy Favacho Ribeiro, reconduzido ao cargo de coordenador-geral, e pela professora Sueny Diana Oliveira de Souza, nova vice-coordenadora. A cerimônia de posse foi realizada no dia 27 de fevereiro e marcou o início da gestão que se estenderá pelos próximos quatro anos.

Em seu discurso, o reitor da UFPA ressaltou o diálogo e o espírito de resiliência da Universidade que têm contribuído com o desenvolvimento do Brasil. O dirigente considera que a política de interiorização é o maior exercício de autonomia que a UFPA já teve ao longo da sua história. “Quando nós criamos Cametá, Abaetetuba, Altamira, Bragança, Soure, os alunos não tinham um professor. Eram os cursos que iam para lá e nós íamos atrás. Todo mundo acreditava que aquilo só seria por cinco anos, que era o tempo de a gente formar as primeiras turmas e, depois disso, iria fechar. E nós estamos até hoje”, lembrou Gilmar Pereira da Silva.
O reitor aproveitou, ainda, para elogiar a disposição e ousadia da gestão que estava à frente do campus e disse da sua esperança em consolidar os projetos já iniciados. “Esta disposição de ser duro e doce ao mesmo tempo é o que faz bons gestores. É fascinante o quanto nós somos capazes, e a história do campus mostra um pouco do quanto nós somos ousados”, declarou o reitor, afirmando que o Campus Ananindeua é uma grande referência para a Região Metropolitana de Belém e se colocando à disposição da gestão para a busca de soluções para o Campus de Ananindeua.

Compondo a mesa de posse para o ato simbólico de passagem do cargo de vice-coordenadora, a ex-dirigente Luciana Pereira Gonzalez relembrou o trabalho iniciado em fevereiro de 2021 e agradeceu pelo apoio que recebeu durante a gestão que se encerrou. “Este é o momento apenas de agradecer a oportunidade de ter estado ao lado de pessoas que me apresentaram um aprendizado riquíssimo, tanto profissional como pessoalmente. Feliz em deixar para a nova gestão um trabalho já iniciado, com a esperança e certeza de que o professor Alcy e a professora Sueny, com o nosso reitor e a vice-reitora, terão a sabedoria e a capacidade para levar o Campus Ananindeua bem mais longe”, desejou Gonzalez.

Novo ciclo – O coordenador-geral, Alcy Ribeiro, se disse honrado por ser reconduzido a um cargo de gestão tão desafiador por mais quatro anos. “Neste momento, recebo a missão de conduzir o Campus de Ananindeua com mais uma tarefa importante na minha vida profissional, pois sabemos que as universidades públicas brasileiras vêm sendo alvo de vários protestos na nossa agenda que têm aumentado a nossa luta para continuar escrevendo a história da UFPA com a mesma excelência pela qual ela é reconhecida em toda a sociedade brasileira. Portanto continuamos dispostos a lutar em defesa de uma educação pública, gratuita, de qualidade e inclusiva”.

Por sua vez, a vice-coordenadora, Sueny de Souza, aproveitou a ocasião para também destacar a importância do Campus Ananindeua para o desenvolvimento regional, com foco na formação de profissionais qualificados, e reiterou que vai lutar pelo seu fortalecimento e, para isso, deseja contar com a integração de todos. “Almejamos assumir uma identidade cada vez mais marcante, tanto como universidade quanto como campus, permitindo que a comunidade ao seu redor e todos aqueles que aspiram a isso percebam que este é e pode ser de cada um e de todos”, pontuou.
Universidade Multicampi – O Campus Universitário de Ananindeua foi criado em agosto de 2013 com a proposta de investir na formação profissional e tecnológica em atenção às transformações sociais que se apresentam no estado do Pará e, em particular, no município de Ananindeua e na Região Metropolitana, o que compreende os municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Isabel, Santa Bárbara. O campus também atende ao distrito de Benfica e às localidades mais próximas, como Santo Antônio do Tauá, Vigia, Colares, São Caetano de Odivelas, Curuçá, São João da Ponta, Bujaru, Terra Alta e Marapanim, além de possuir vínculo com o Núcleo Universitário de Curuçá e municípios do entorno.

