CTIC apresenta números alcançados durante a realização da 76ª Reunião Anual da SBPC

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação  (CTIC) da UFPA foi o responsável em coordenar todas as ações relacionadas à infraestrutura e à comissão de TI para a preparação e execução da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu na Universidade Federal do Pará (UFPA), nos dias 7 a 13 de julho de 2024. Entre as ações realizadas pelo CTIC, estão: o planejamento, a implantação da infraestrutura de redes, a ativação da central de monitoramento e o suporte técnico ao longo do evento.

Desde agosto de 2023, o CTIC passou a realizar atividades de planejamento junto à Comissão Executiva Local responsável pela 76ª Reunião Anual da SBPC na UFPA para entender as necessidades específicas para o evento, que incluíam o uso da rede institucional no Campus do Guamá; o mapeamento dos espaços em que as atividades ocorreriam; a identificação de pontos de falha potenciais, com o planejamento de soluções; as escolhas tecnológicas, como a decisão de utilizar cabeamento óptico e a definição da tecnologia de rede sem fio apropriada e o endereçamento IP para todos os espaços que seriam utilizados.

Essa definição inicial facilitou a elaboração do orçamento de serviços necessários para realizar a ativação dos espaços, além da quantificação dos equipamentos necessários para suportar a demanda de conexão dos usuários e das transmissões ao vivo que seriam realizadas. Diante das necessidades de adequações identificadas, a UFPA pôde criar uma infraestrutura física capaz de receber o evento e entregar conectividade de alta velocidade nos locais em que ocorreriam as atividades, principalmente nos auditórios com transmissão ao vivo para os canais oficiais da UFPA e SBPC.

A imagem mostra algumas pessoas trabalhando subindo em postes de energia com uma escada. Elas usam camisas laranjas e amarelas de manga longa, calça cinza e capacete de segurança amarelo. Alguns fios que saem dos postes estão encostando no chão. Ao fundo estão algumas árvores.

Acesse aqui a galeria de fotos da implantação da infraestrutura de rede para a SBPC.

Atuação durante o evento – Durante o evento, a central de monitoramento da rede de internet recebeu todos os alertas de falhas em equipamentos, qualidade do sinal de rede sem fio, tráfego de dados, quantidade de usuários conectados e status do link de internet da UFPA. “Com o planejamento, pudemos mitigar os problemas muito antes de eles acontecerem. Ainda tivemos algumas intercorrências bem pontuais, mas, com apoio dos técnicos do CTIC, dos técnicos das outras unidades e dos campi, pudemos atuar de forma muito mais eficiente. A participação dos técnicos das outras unidades, dos campi e dos monitores de TI foi fundamental para o sucesso do CTIC na SBPC”, comenta Marcelo Moraes, coordenador de redes do CTIC.

Um plano de contingência, com rádios, switches e computadores pré-configurados e prontos para substituição imediata, foi estruturado e preparado antes do começo do evento, e entrou em ação sempre que necessário de forma a manter a continuidade das atividades da SBPC na UFPA sem maiores prejuízos ou atrasos em relação aos horários programados para cada item da programação.

A plataforma de monitoramento centralizada permitiu, ainda, que o desempenho da rede fosse acompanhado em tempo real, apresentando os seguintes números: média diária de 56.000 (cinquenta e seis mil) usuários ou equipamentos conectados; mais de 145.000 (cento e quarenta e cinco mil) endereços IPs distribuídos diariamente e mais 20TB (vinte terabytes) de tráfego de dados somados nas redes sem fio e cabeadas, destinadas ao evento.

Confira alguns gráficos coletados: Tráfego de dados na SBCP Jovem; Tráfego de dados na Cultural, espaço Paneiro e economia solidária; Tráfego de dados no CEBN; Tráfego de dados nos auditórios setoriais básico; Tráfego de dados no RU do campus básico.

Suporte técnico – Para a realização da 76ª Reunião Anual da SBPC, o CTIC contou com uma equipe multidisciplinar, composta por integrantes formados em diversas áreas de atuação, com o objetivo de prestar suporte de forma eficaz, com rapidez e eficiência, evitando perda de tempo com deslocamentos pelo campus. Ao todo, 89 profissionais (30 servidores e 59 monitores de TI) foram responsáveis por implementar, configurar e prestar serviços técnicos aos equipamentos e usuários da rede da SBPC na UFPA.

A imagem mostra várias pessoas posando para a foto e organizadas em fileiras, algumas estão abaixadas. Elas usam coletes azuis e a maioria tem um crachá no pescoço. Ao fundo está um grande banner verde da 76ª Reunião Anual da SBPC. Algumas pessoas sorriem e outras olham sério para a foto.

Para Leila Costa, estudante de Biomedicina que atuou como monitora, a Reunião se caracterizou como uma importante oportunidade de acompanhar as etapas de preparação para grandes eventos e de desenvolver novas habilidades. “Ter a chance de ver como toda a estrutura foi montada agregou muito além do currículo lattes, mas para experiências e curiosidades pessoais. Graças à preparação prévia da equipe, poucas foram as ocorrências, me rendendo tempo para entender melhor o funcionamento do sistema de redes”.

Quem também compartilha desse sentimento é a estudante de Psicologia Melina Campos, que viu, nessa experiência de monitoria, uma atividade ao mesmo tempo desafiadora e enriquecedora. “Uma experiência nova em que pude ter contato com outras áreas, algo que ampliou minha visão sobre o funcionamento da organização. Me senti acolhida, com colegas dispostos a compartilhar seus conhecimentos e colaborar de forma construtiva”, comentou.

Para conhecer a equipe que atuou pelo CTIC durante a Reunião Anual da SBPC, acesse as fotos aqui.

Leia a matéria completa aqui

TEXTO: Assessoria de Comunicação do CTIC, com edição da Ascom/UFPA

FOTOS: Assessoria de Comunicação do CTIC