O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA realizou, no último dia 19 de dezembro, o “Workshop de Projetos e Metas”. O evento contou com a partição de todas as coordenadorias, de servidores e de bolsistas do centro. Os coordenadores apresentaram as atividades realizadas ao longo do ano de 2018 e as próximas metas para ano de 2019.
O encontro foi uma oportunidade para expor as ações desenvolvidas para atender ao objetivo estratégico estabelecido no PDI da Universidade, “Assegurar a disponibilidade de sistemas essenciais de tecnologia da informação”. A participação do Ponto de Presença da RNP (POP-PA) contribuiu para enriquecer o diálogo sobre investimento em serviço e infraestrutura de Tecnologia da Informação.
Orçamento para 2019 – O principal tema para as áreas fins do CTIC foi exposto pela Coordenadoria administrativa. O CTIC começará o ano de 2019 sem plano interno para investimentos, será preciso documentar e justificar os principais investimentos necessários para evoluir a área de Tecnologia da Informação da UFPA. Quanto aos recursos de custeio, a Administração superior garantiu a permanência dos recursos, e a utilização vai depender da liberação por parte do governo federal.
O processo de planejamento do CTIC para 2019 será feito por meio da elaboração do Plano Diretor de Tecnologia da Informação, plano de dados abertos e gestão de ativos de TIC. "Ao longo do ano de 2018, o CTIC respondeu a inúmeros questionários de avaliação dos órgãos de controle, como: TCU, GCU, MPDG e SISP. Até janeiro de 2019, será entregue uma minuta do PDTIC à direção do CTIC, para análise e encaminhamentos.", relatou o assessor Antônio Barros.
Contratações de TIC – Sandra Rocha, assessora de Orientação Normativa em TI, destacou que "A UFPA está passando para um processo informatizado de contração de serviços e equipamentos de TI. Os órgãos de controles passam a cobrar mais planejamento e transparência na execução de recursos de TIC”. No ano de 2018, foram mais de 62 processos encaminhados pela assessoria, o mais recente, a licitação para atualização do núcleo da rede de dados da UFPA.
Atendimento ao usuário e suporte computacional – Ao longo de 2018, a Coordenadoria realizou mais de 2700 atendimentos, para todas as áreas da instituição. Paulo Marrom, coordenador de Atendimento, afirma que “melhorar a comunicação entre as equipes do CTIC é a melhor forma de manter o usuário sempre bem atendido, com mais orientações e esclarecimentos”.
Segurança da Informação – A Universidade avançou muito nessa área ao longo de 2018. Uma coordenadoria específica foi criada para fazer a gestão e o tratamento de todos os incidentes de segurança de tecnologia da informação da UFPA. Rômulo Albuquerque, coordenador, apresentou as atividades iniciais da Coordenadoria, as tecnologias utilizadas e as metas para 2019. “Uma das principais ações a serem feitas é a conscientização dos usuários sobre os riscos que estão expostos. Para isso, serão elaborados um calendário de treinamento e palestras sobre segurança de TI na UFPA”, afirmou Rômulo.
Data Center – Atualização da infraestrutura de e-mail e sistema operacional dos servidores, instalação e configuração de novos storages de armazenamento foram algumas das atividades desempenhadas ao longo do ano pela Coordenadoria. Carlos Nogueira, coordenador de Internet e data center da UFPA, relata que “Automatizar tarefas com novas tecnologias garantiu um melhor rendimento de toda a equipe do data center, a cultura de feedbacks melhora a comunicação e aproxima mais todos os servidores e bolsistas”. Como ação principal para o início do próximo ano, destaca-se a “atualização da infraestrutura de hospedagem de sites e serviços para os usuários”. De acordo com Carlos, “nova tecnologia que permitirá o próximo usuário hospedar a tecnologia desejada, ganhando, assim, mais autonomia e agilidade no atendimento”.
Redes – Marcelo Moraes, coordenador de Redes da UFPA, apresentou os principais trabalhos desenvolvidos pela equipe responsável por toda a infraestrutura de comunicação de dados da Universidade, “Expandimos a rede sem fio para todos os campi do interior, ativamos mais unidades da UFPA na rede metrobel”. Marcelo ainda destacou a implantação do novo firewall, sem que houvesse a paralisação dos serviços, “A equipe teve de trocar a asa de um avião com ele já em pleno voo”. Para o ano de 2019, a principal ação da Coordenadoria de Redes será a atualização do switch de núcleo da UFPA, e, de acordo com o coordenador de Redes, “será trocada a segunda asa do avião”.
Sistemas de informação – Fabrício Malheiros, coordenador de Sistemas de Informação, em exercício, apresentou o avanço na implantação de módulos do SIG-UFPA. Segundo Fabrício, a UFPA evoluiu muito em relação ao sistema integrado de gestão. Novos módulos foram entregues à comunidade universitária, e mais dados podem ser acessados para gerar relatórios que auxiliam na tomada de decisão da Administração superior, “Somente este ano, foram entregues os módulos de avaliação de cursos de graduação, residência em saúde e educação a distância no SIGAA, no SIPAC. Todo o processo de compras, licitações, almoxarifado, patrimônio e requisições já estão em produção”, afirmou o coordenador em exercício. Para 2019, os módulos de extensão e escola de aplicação no SIGAA e infraestrutura no SIPAC são os objetivos iniciais da equipe.
Para conferir as apresentações, acesse os respectivos links abaixo:
Assessoria de inovação tecnológica
Assessoria de orientação normativa em TI
Coordenadoria de atendimento ao usuário
Coordenadora de Sistemas de Informação
Coordenadoria de Internet e data center
Coordenadoria de Segurança da Informação e Comunicação
Texto e fotos: Assessoria de Comunicação do CTIC