Docentes da Educação Básica do município de Moju, no nordeste do Pará, iniciaram, neste mês de janeiro, a formação no curso de Dança ofertado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). A formação é uma oportunidade para moradores do município, como a professora Regina Lima, primeira integrante de uma família de agricultores a cursar o ensino superior.
"Desde criança, eu sempre amei a dança. Por mais que eu tivesse oportunidades de cursar Pedagogia, mesmo estando em sala de aula, não era o que eu queria. Meu foco é a dança", conta Regina Lima, agricultora da zona rural do município, a qual atuou como professora no Programa Mais Educação durante quatro anos. Ela afirma que se sente privilegiada pela oportunidade e já traça os próximos passos de sua formação: "Vou fazer o mestrado futuramente, se Deus quiser".
Formação docente – Das 150 novas turmas do Parfor em todo o país, 33 são no Pará e 10 serão realizadas pela UFPA, que atualmente conta com 110 turmas ativas no Estado. A Instituição é a única das universidades paraenses que oferta cursos de Artes pelo programa, de acordo com a coordenadora adjunta do Parfor-UFPA, professora Josenilda Maués.
"A abertura de uma turma de Dança após um período de cinco anos sem novas turmas, ao mesmo tempo que significa a continuidade do programa, significa a manutenção de um campo importante do conhecimento, que é o campo das Artes, para a formação de professores da Educação Básica", celebra Josenilda.
Segundo a coordenadora do Parfor no município, Cilene Brás, Moju é carente em relação a profissionais capacitados na área de Dança, e a Educação Básica geralmente recorre a professores graduados no curso de Educação Física. "Vai ser um grande avanço para o município. Nós temos quadrilhas, temos o 'Mexilhão do Icatu', que é aqui da região, eles (alunos) fazem o curso com a vivência aqui do município", explica a coordenadora.
A aluna Vanice Carvalho chegou a pensar em abandonar a turma para se dedicar ao curso técnico em Segurança do Trabalho, mas foi "conquistada" pelas aulas. "Entrei no curso de Dança e percebi que é maravilhoso, hoje já estou pensando no que vai acontecer se eu for chamada (para um emprego). Eu fiquei indecisa, mas não quero desistir da faculdade", conta Vanice.
A professora Suzane Pereira, doutora em Arte e Cultura, destaca a participação da turma durante suas aulas da disciplina História da Arte. "É uma turma que demonstra muito interesse, pesquisam, questionam, participam, (as alunas) estão sempre dispostas", relata a professora.
"A gente sente um crescimento como ser humano, um crescimento de 'olhar'. Eu espero que eles causem o melhor impacto possível, respirando essa cultura, mas mostrando um leque de possibilidades e acontecimentos que estão em volta", explica a professora Suzane.
Texto e fotos: Alexandre Yuri Nascimento – Ascom Parfor