menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Curso de Engenharia da Computação da UFPA de Castanhal recebe nota quatro na avaliação do MEC

"Campus

A Faculdade de Computação (Facomp) do Campus da UFPA de Castanhal recepcionou uma equipe do Ministério da Educação (MEC), que esteve no município com a finalidade de avaliar o curso de Engenharia da Computação. Com base na nota obtida, o curso recebeu a Portaria de Reconhecimento, que foi publicada neste mês de junho no Diário Oficial da União (DOU).

“A comissão do MEC avaliou a qualificação do corpo docente e a estrutura física do campus e atribuiu a nota 4 ao curso, a qual é bastante satisfatória, pois o ranking vai até 5. Isso significa que o curso foi reconhecido e podemos continuar formando engenheiros da computação para o mercado de trabalho, pois o diploma é validado pelo MEC, ou seja, reconhecido nacionalmente”, explicou o vice-diretor da Facomp, professor José Jailton, que também destacou a importância da nota.

As avaliações periódicas do Ministério da Educação (MEC) são fundamentais, pois são responsáveis pela regulamentação dos cursos de graduação em atividades no Brasil. A instituição que é avaliada, fiscalizada e orientada dentro dos padrões de qualidade necessários à excelência do ensino superior garante ao discente um ensino de qualidade, segurança e validade do diploma em todo o território nacional e preparação acentuada para maior aceitação no mercado de trabalho.

Facomp – A Faculdade de Computação do Campus de Castanhal era chamada de Faculdade de Sistemas de Informação quando começou suas atividades em 2009, apenas com o curso de Sistemas de Informação. Em 2013, passou a contar com o curso de Engenharia da Computação e, por isso, seu nome foi mudado. O corpo docente é composto por 17 servidores, sendo 9 doutores. Inúmeros projetos de ensino, pesquisa e extensão são desenvolvidos pela Facomp e o trabalho da equipe foi reconhecido como exitoso pela comissão do MEC, que avaliou o curso de Engenharia.

A nota 4 e a Portaria do MEC incentivam a comunidade acadêmica a continuar no rumo de crescimento e de melhorias dos serviços prestados à sociedade, cumprindo, assim, a missão institucional da Universidade Federal do Pará, que é “produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável.”

Texto: Paula Lopes e Elluane Oliveira – Ascom UFPA/Castanhal
Foto: Arquivo / Ascom

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo