Curso de Geografia da UFPA comemora 70 anos

Os 70 anos de criação do curso de Geografia foram comemorados durante sessão especial realizada no último mês de novembro,  na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). A homenagem  proposta pela deputada Lívia Duarte reuniu a vice-reitora da UFPA, Loiane Prado Verbicaro; o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; a diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Humana (IFCH), Edila Arnaud; o diretor da Faculdade de Geografia, Alan Nunes; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Alcidema Diriá; além da comunidade acadêmica do curso e convidados de várias outras instituições e movimentos sociais. 

A cerimônia destacou a contribuição de servidores professores, técnico-administrativos e demais profissionais que ajudaram a construir a história do curso ao longo das décadas. Ao final, 43 medalhas e diplomas de homenagem especial foram entregues a técnicos e professores in memorian, a servidores da ativa e  a aposentados do curso.

A vice-reitora da UFPA,  Loiane Prado, representando o reitor Gilmar Pereira da Silva, agradeceu à parlamentar Livia Duarte a oportunidade de  homenagem ao curso no Parlamento paraense e parabenizou   a comunidade acadêmica da Geografia pela  dedicação . “Por sua vocação transdisciplinar em diversas esferas e pela participação  nas áreas da economia, do  meio ambiente, território e tantas outras que impactam a vida humana, o curso de Geografia é extremamente relevante na nossa região. É momento de festejar e também  agradecer  toda doação de vocês para a  construção de uma sociedade mais justa” disse a vice-reitora.

O diretor da Faculdade de Geografia e Cartografia, professor Alan Nunes Araújo, também agradeceu à parlamentar  pela sessão especial alusiva à criação do curso. “Lembramos  que, neste momento, estamos comemorando também a criação  do primeiro curso de Geografia da Amazônia, um marco  que nos leva a refletir sobre a importância do nosso papel  no acompanhamento das mudanças históricas e nas transformações por quais a região passa. A FGC vem sendo fundamentada com a formação de profissionais comprometidos com o território e com os  povos da Amazônia que buscam defender seus  direitos. Isso significa representar e dá voz a uma diversidade de sujeitos que estão na luta pela sua sobrevivência e resistência. A geografia que fazemos não é neutra. Ela é militante, comprometida com a justiça social”, ressaltou o diretor da FGC, Alan Araújo

Pioneiro – O curso de Geografia da UFPA foi o primeiro implantado na região amazônica. Autorizado e reconhecido pelo Decreto 35.456, de 1954, iniciou  com a primeira turma em 1955. Até 1970, esteve vinculado ao Núcleo de Geociências, atual Instituto de Geociências, com o curso de Geologia. Em 1971, foi integrado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas, atualmente denominado Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).  

O Projeto Pedagógico do curso, inicialmente,  contemplava a formação  nas habilitações de Licenciatura e Bacharelado,  que foram desvinculadas em 2013. Atualmente, as atividades do curso são desenvolvidas por meio da Faculdade de Geografia e Cartografia (FGC) em seus laboratórios que realizam estudos sobre Cartografia, Ciências da Terra, Geomorfologia, Climatologia, Pedologia, Hidrografia, Biogeografia, Ensino da Geografia. Também há grupos de estudos sobre os temas agrícolas, turismo e patrimônio.

A FGC tem  22 docentes e  503 discentes ativos, que estão sendo preparados para atuar  como profissional técnico e/ou pesquisador em centros e instituições científicas e de pesquisas, órgãos de planejamento e desenvolvimento econômico – regional e setorial – e instituições de ensino fundamental e médio.

TEXTO: Assessoria de Comunicação do IFCH

FOTOS: Balthazar Costa (AID/ALEPA)

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo