O curso de Licenciatura em Letras – Espanhol da Faculdade de Letras Estrangeiras (Falem), vinculado ao Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA, recebeu a nota máxima (nota 5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC). As notas do MEC são calculadas com base em uma série de indicadores que levam em consideração diversos aspectos, como: a qualificação dos docentes, a titulação dos alunos, a infraestrutura e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
“Alcançar o conceito máximo representa o reconhecimento a um trabalho sério, desenvolvido durante anos. Neste processo de construção, foi fundamental a contribuição dos discentes egressos, muitos já com brilhantes trajetórias profissionais. Eles são o melhor estímulo. O resultado obtido na avaliação constata que o trabalho sempre tem maiores possibilidades de êxito se for encarado desde a perspectiva do coletivo, do sentimento de pertencimento a um grupo que, apesar das diferenças, entende que o melhor caminho é o bem comum”, realça o coordenador do curso de Letras – Espanhol, professor Carlos Cernadas Carrera.
O coordenador detalhou ainda os empenhos obtidos para o alcance do resultado e algumas ações inovadoras que foram realizadas no curso. “A coordenação centrou a maior parte de seus esforços em apresentar às avaliadoras as evidências relacionadas com as atividades que são realizadas. Esse processo de organização e disponibilização documental, que demorou aproximadamente um mês, foi decisivo. A participação do curso no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), projetos de extensão como o de ensino de Espanhol nas Usinas da Paz e o Banco de Mediadores Linguísticos nas escolas da prefeitura foram considerados exemplos de ações exitosas e inovadoras desenvolvidas no curso”, explica Cernadas.
Sobre o curso – O curso de Licenciatura em Letras – Espanhol da Universidade Federal do Pará é responsável por formar os alunos para o ensino da Língua Espanhola e suas respectivas literaturas nas formas oral e escrita, além de suas manifestações literárias. Desse modo, os estudantes podem escolher atuar em diversas áreas, que englobam: a docência, a editoração, as traduções, as empresas de turismo, os veículos de comunicação, os institutos de pesquisa etc.
Atualmente, as aulas do curso de Espanhol são realizadas no ILC do Campus Básico do Guamá, o qual possui cinco turmas; 209 alunos ativos; seis professores titulares e uma leitora do Ministério de Assuntos Exteriores, União Europeia e Cooperação da Espanha. Já no vestibular, são ofertadas, anualmente, 27 vagas (26 + 1 PCD) para o Processo Seletivo da UFPA e 4 vagas para a Mobilidade Acadêmica (Moba).