Com o objetivo de promover um intercâmbio entre a Universidade e a sociedade sobre questões relacionadas à língua, à literatura e ao ensino aprendizagem de línguas, a Faculdade de Linguagem-Língua Portuguesa realizou esta semana, nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, o I Congresso de Letras do Tocantins/Cametá, como parte também das programações em comemoração aos 30 anos do campus.
O congresso recebeu, no Campus Tocantins/Cametá da UFPA, um público de mais de 400 participantes, envolvendo docentes da educação básica, discentes do curso de Letras e educadores ligados a movimentos sociais, problematizando a temática “Confluências da língua portuguesa no Baixo Tocantins – 30 anos de história”.
No dia 13 de dezembro, pela manhã, ocorreu, às 9h, a Cerimônia de Abertura, com a presença do diretor da Faculdade de Linguagem, doutor Jorge Domingues Lopes (UFPA), e da vice-diretora, doutora Raquel Maria da Silva Costa (UFPA), bem como do coordenador do campus, doutor Doriedson Rodrigues (UFPA), e do vice-coordenador do campus, doutor Adalberto Portilho (UFPA).
Segundo o coordenador do campus, professor Doriedson Rodrigues, o congresso foi um evento grandioso que expôs os 30 anos em que o curso de Letras-Língua Portuguesa se encontra presente na região, considerando que, com Pedagogia, é o mais antigo da UFPA Tocantins/Cametá.
“O evento fez com que se tivesse, neste campus, uma visão ampla no campo dos estudos sobre linguagem, literatura, ensino aprendizagem, semiótica, linguística e historiografia das línguas. Foi importante, pois trouxe um conjunto de pesquisadores, da França, da UFRJ, da UERJ, da nossa UFPA, da área de libras, da área da linguística e da literatura, para socializar e interagir com os conhecimentos aqui produzidos”, acrescenta.
Receber o I Congresso de Letras do Tocantins/Cametá direciona a Universidade, cada vez mais, para as ações na região do Baixo Tocantins, em diferentes áreas na produção do conhecimento sobre linguagem e educação, para as pesquisas que possam ser desenvolvidas pelos alunos e ao que os mais de 10 professores do curso vivenciam; “possibilita, também, que o curso esteja no circuito dos grandes territórios de produção, organização e socialização do conhecimento em linguagem”.
Programação – Durante o evento, ocorreram minicursos, apresentação de pôsteres e comunicações orais, assim como lançamentos de livros, com a presença da Editora da UFPA.
A Conferência de Abertura, tratando do tema "Os diferentes aspectos da variação prosódica e os comportamentos expressivos durante a comunicação face a face: análise acústica, variação atitudinal, intercultural e variações diatópicas", foi realizada pelo doutor Albert Rilliard (UFRJ/LIMSI-CNRS). E às 11h, foi realizada a Conferência "Confluências da Língua Portuguesa no Baixo Tocantins – 30 anos de história", com os professores Doriedson do Socorro Rodrigues (UFPA), Regina Célia Fernandes Cruz (UFPA) e Jorge Domingues Lopes (UFPA).
Ainda no dia 13, ocorreu, no início da noite, a Conferência "Memória e Identidade: eia/rima x complexo hidrelétrico de Belo Monte", com a professora Elizabete de Lemos Vidal (UFPA); terminando com uma programação cultural.
No dia 14 de dezembro, houve sessão de pôsteres pela manhã; a Mesa-Redonda “Políticas linguísticas, materiais didáticos e discursos”, com os professores Jorge Domingues (UFPA), Luís Viana Valente (UFPA) e Marilucia Barros (UFPA), às 9h. No mesmo dia, foram promovidos, a partir das 14h, os minicursos, seguidos da Conferência “Almanaques portugueses oitocentistas e a veiculação de literatura à margem do campo literário”, com o professor Eduardo da Cruz (UERJ); encerrando com uma programação cultural.
Na manhã do dia 15, aconteceram a Mesa-Redonda “Os desafios enfrentados pelos surdos na inclusão do português escrito com segunda língua, no Baixo Tocantins”, pelos professores Francisca Maria Carvalho (UFPA), José Orlando de Miranda Júnior (UFPA) e Waldma Maíra de Oliveira (UFPA); a Conferência “Literatura Contemporânea”, pelo professor Luís Heleno Montoril del Castilo (UFPA); a Mesa “Uma síntese panorâmica das pesquisas em Linguística no Baixo Tocantins”, com as professoras Sebastiana Costa (UFRA), Raquel Maria da Silva Costa (UFPA) e Benedita Maria do Socorro Campos (UFPA).
A partir das 14h, foram realizados os simpósios temáticos, seguidos da Mesa “Interseção da área de Letras com outras áreas do conhecimento”, pela professora Gilcilene Costa (UFPA), professor Carlos Amorim (UFPA), professora Maria Lucilena Gonzada Costa Tavares (UFPA) e professora Ângela Vasconcelos (UFPA); e a Conferência de Encerramento, ministrada pela professora Germana Sales (UFPA), com o tema “Literatura e Crítica: as singularidades da linguagem”. O evento foi finalizado com o Lançamento de livros e o coquetel de confraternização com evento musical.
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação