Todos os cursos de graduação em funcionamento no Brasil passam por avaliações periódicas, que são conduzidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação (MEC). Essas avaliações, além de produzirem indicadores responsáveis pela regulamentação dos cursos, garantem a transparência dos dados sobre a qualidade da educação superior a toda a sociedade.
Assim, o Inep desenvolve duas formas de avaliação: o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as avaliações in loco realizadas pelas comissões de especialistas. Elas ocorrem quando um curso precisa de autorização para funcionar; quando necessita ser reconhecido pelo MEC ou na ocasião de uma renovação de reconhecimento. Saiba mais aqui.
E é com o objetivo de renovação de reconhecimento que especialistas estão visitando, a partir desta quinta-feira, 17, até sábado, 19, as instalações disponíveis para o funcionamento do curso de Medicina Veterinária do Campus da UFPA em Castanhal.
“Na avaliação in loco, existem três momentos: nós avaliamos alunos, docentes e infraestrutura. Nós procuramos fazer uma fotografia da realidade do curso e ser o mais isento possível de questões pessoais”, destaca o professor Alan Peres (Unesp/Ilha Solteira), um dos avaliadores designados pelo MEC.
O professor Rodolfo Berber, da UFMT de Sinope, também está atuando na avaliação do curso de Medicina Veterinária. Ele dá explicações sobre a nota que pode ser atribuída. “É gerado um formulário com uma nota que vai até 5, sendo que o conceito 3 é satisfatório para o curso se manter aberto.”
O curso de Veterinária em Castanhal já tem 17 anos de existência e foi avaliado pela primeira vez em 2006. O diretor do Instituto de Medicina Veterinária, professor Gustavo Góes Cavalcante, acredita que a avaliação será satisfatória.
“Esta é a segunda avaliação pela qual nós passamos e as perspectivas são bastante positivas, pois, quando comparamos com a avaliação passada, vemos que a nossa estrutura aumentou em mais de dez vezes, o corpo docente mais que duplicou e o corpo discente também aumentou consideravelmente.”
Quem também está acompanhando o trabalho dos avaliadores é a professora Clarice Melo, diretora de Desenvolvimento de Ensino da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Pará (Proeg/UFPA). “O papel da Proeg é acompanhar esse trabalho, a fim de que possamos perceber qual é a visão dos avaliadores e, obviamente, ajudarmos a coordenação do curso de Veterinária no fornecimento dos dados que forem solicitados.”
A previsão é de que o resultado final da avaliação seja divulgado somente após 30 dias da visita dos especialistas. A divulgação oficial é feita no site do INEP, que é o canal do Ministério da Educação para esse tipo de comunicação.
Texto e fotos: Paula Lopes – Ascom UFPA/Castanhal