O Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará, em Castanhal, recebeu a nota máxima (conceito 5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade- 2023) divulgado pelo Ministério da Educação no último dia 11 de abril de 2025. Aplicado pelo Governo Federal, o Enade mede a performance de discentes de cursos de graduação – incluindo bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia.
Nesta edição, foram analisados 9.812 cursos de graduação em todo o país, sendo 93% presenciais e 7% ofertados na modalidade de Ensino a Distância (EaD). Ao todo, 363 cursos de Medicina Veterinária foram avaliados em todo o Brasil. Na avaliação anterior, o curso vinculado ao Instituto de Medicina Veterinária da UFPA (IMV/UFPA) havia recebido conceito 4.
“Foi com grande satisfação que recebemos a notícia de que a Faculdade de Medicina Veterinária do IMV/UFPA conquistou a nota máxima no Enade. Isso é reflexo da qualidade da formação que oferecemos aos nossos estudantes e destaca, ainda, a excelência do nosso curso”, ressaltou o professor Gustavo Cavalcante, vice-diretor da Faculdade de Medicina Veterinária.
Diretora-adjunta do IMV, a professora Sheyla Domingues enfatizou a importância da nota obtida chamou atenção, ainda, para o fato de que “em menos de 30 anos de existência do Curso na UFPA, sermos um dos melhores cursos de Medicina Veterinária do país, ainda mais considerando o fato de estarmos localizados no interior da Região Norte do Brasil, é um feito no mínimo heroico, que deve ser celebrado”, destacou.
“Atuei como professor em quase todas as regiões do Brasil antes de vir para a UFPA, em 2015, posso afirmar com convicção: alcançar a nota 5 em uma cidade no interior da Amazônia é um feito que merece ser muito celebrado”, complementou o professor Pedro Paulo Maia, diretor-geral do IMV.
Sobre o curso – O Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do IMV/UFPA é responsável por formar profissionais de medicina veterinária com habilidades e competências para planejar, organizar, supervisionar e executar programas de defesa sanitária e de proteção ao meio ambiente, realizando estudos e pesquisas, aplicando conhecimentos, exercendo a clínica médica e cirúrgica de animais domésticos e silvestres, assegurando a sanidade individual e coletiva, além da produção racional e econômica de alimentos em benefício do bem-estar da sociedade.
Atualmente, o Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária possui 276 discentes ativos (divididos em 5 turmas), 36 docentes e oferta, anualmente, 40 (quarenta) vagas para o Processo Seletivo da UFPA e 7 vagas para a Mobilidade Acadêmica (Moba).
Além da Faculdade de Medicina Veterinária, o IMV conta com três Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, cada um oferecendo cursos de Mestrado e Doutorado: Ciência Animal, Saúde Animal na Amazônia e Reprodução Animal na Amazônia. O IMV também abriga sete Programas de Residência Multiprofissional em área profissional da Saúde (Medicina Veterinária), além de um Programa Multiprofissional que integra as áreas de Veterinária, Biologia e Psicologia, e uma Especialização Lato Sensu em Endoscopia e Videocirurgia Veterinária.