Curso de Oceanografia promove ação voltada à proteção de áreas de mangues

Em alusão ao mês em que é comemorado o dia dos Oceanos e do Meio Ambiente no mundo, estudantes do curso de Oceanografia da Universidade Federal do Pará, em parceria com o Observatório da Costa Amazônica (OCA), realizaram uma ação ambiental na Reserva Extrativista Marinha Mocapajuba, localizada no município de São Caetano de Odivelas. A iniciativa teve o objetivo de promover uma troca de conhecimentos sobre problemáticas ambientais na contemporaneidade, como os desequilíbrios naturais, a poluição dos recursos hídricos e, principalmente, as recorrentes mudanças climáticas.

A ação “Mangue de Saberes: vivência ou sobrevivência?” é promovida há 10 anos pelos professores da disciplina de Educação Ambiental, vinculada à Faculdade de Oceanografia (FAOC) da UFPA. E neste ano, as atividades ocorreram com a presença de diversos moradores da região, professores da UFPA e pesquisadores do OCA e do Projeto Meros, com o apoio da Secretaria de Educação e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade de São Caetano de Odivelas.

Fotografia retrata um homem em uma floresta segurando dois caranguejos na mão. Em seu lado direito, há uma menina de camiseta preta e short jeans com uma mão na cintura e, no seu lado esquerdo, há um menino de camisa azul e calça jeans com duas mãos na cintura observando as outras crianças sentadas no chão.

Durante o encontro, as principais temáticas discutidas pelas pessoas que participaram da ação incluíram a preservação dos recursos pesqueiros do estado e os obstáculos que afetam o cotidiano dos moradores da Resex de Mocapajuba. Além dessas questões ambientais, ainda foram abordados temas relacionados à poluição de rios e manguezais, à preservação de peixes mero, ao Carbono Azul e suas implicações e à diversidade de peixes e moluscos presentes na Região Amazônica.

O estudante Juan Damasceno da turma de Oceanografia 2021 conta que a atividade foi uma oportunidade de aprender mais sobre a importância da educação sustentável para as comunidades tradicionais da Amazônia. “Foi uma experiência nova na minha formação acadêmica. Eu tenho experiência na área socioambiental, mas no evento ‘Mangue de Saberes’ que foi construído pelos próprios alunos em parceira com colaboradores, eu consegui mensurar o poder que a educação ambiental tem na vida das populações tradicionais da nossa região costeira amazônica. Perceber isso é de fato transformador”, ressalta o estudante.

Fotografia demonstra uma menina de pele parda e cabelos cacheados colocando discos com figuras ecológicas em um mapa, enquanto uma mulher de camisa branca e óculos preto a auxilia na atividade do seu lado direito.

Sobre a disciplina – A disciplina de Educação Ambiental, vinculada ao curso de Oceanografia do Instituto de Geociências (IG) da UFPA, busca elaborar projetos voltados a abordagem de questões ambientais na zona costeira da Região Norte do Brasil. Em 2024, a iniciativa “Mangue dos Saberes” está diretamente ligada com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e tem como tema central a preservação da biodiversidade local e dos recursos pesqueiros com a finalidade de firmar parcerias e, fortalecer, a rede de agentes multiplicadores de ações para os cuidados voltados ao ambiente marinho.

“A ação visa engajar a comunidade local na preservação da zona costeira, por meio da sensibilização sobre os impactos causados aos recursos naturais, sobretudo pelas mudanças climáticas e outras ações antrópicas, como descarte de resíduos sólidos. O município de São Caetano de Odivelas foi selecionado novamente devido ao seu status legal como Reserva Extrativista, que completará 10 anos em 2024, e à importância de seus ambientes costeiros para a preservação, tema discutido ao longo da disciplina”, finaliza a oceanógrafa e professora da UFPA, Sury Monteiro.

TEXTO: Victoria Rodrigues – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Acervo do projeto

ODS 4 - Educação de QualidadeODS 11 - Cidades e Comunidades SustentáveisODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do ClimaODS 14 - Vida na ÁguaODS 15 - Vida Terrestre