Há décadas formando professoras(es) entre rios e florestas, o curso de Pedagogia do Campus Marajó-Breves da Universidade Federal do Pará (UFPA) completou 30 anos de existência. A criação do curso foi comemorada com o evento “Curso de Pedagogia – 30 anos no Marajó das Florestas”, que incluiu Sessão Solene na Câmara Municipal de Breves e atividades acadêmicas e culturais. Em dois dias de programação, estudantes e egressos discutiram o cenário para o curso de Pedagogia, as políticas de formação docente e as reflexões sobre as transformações da educação municipal, em especial da região ocidental do Marajó, a partir da formação dos professores egressos do curso de Pedagogia, entre outros.
A criação do curso permanente de Pedagogia em Breves, no ano de 1995, tornou-se um símbolo da identidade universitária no Marajó ocidental e abriu caminho para outras licenciaturas regulares. A história de criação do curso tem suas bases no estabelecimento de forma permanente do próprio campus da UFPA. Desde a turma de História, oferecida temporariamente em 1990, não havia certeza sobre o seu estabelecimento no local, o que ocorreu por meio da mobilização da sociedade civil e política, inicialmente, tornando-se Núcleo da UFPA em Breves e, posteriormente, Campus Universitário do Marajó-Breves (CUMB), legitimado pela Resolução N°. 639/2008 – Consepe.

“O impacto está não apenas na formação universitária, está na transformação da educação na região que pode contar com gestores(as) coordenadores(as) pedagógicos(as) e professores(as) que têm formação adequada para atender às redes municipais de ensino e o quadro técnico das secretarias de educação, além de outros/as pedagogos/as que assumiram funções em outras instituições não escolares”, avalia a diretora da Faced, professora Sônia Amaral.
Outros impactos da formação do profissional também são percebidos na qualidade de vida dos moradores, conforme pesquisa realizada pela Faced neste 1º semestre de 2025 com egressos do curso. Entre os fatores apontados na pesquisa, estão a melhoria salarial e o ingresso permanente no serviço público. Inclusive, dos 11 professores(as) efetivos da Faculdade, nove são egressos do mesmo curso de Pedagogia, todos(as) com doutorado, o que representa a relevância da Pedagogia na região.
Formação que transforma – A UFPA forma profissionais em Pedagogia para atuar com domínio de conhecimentos científicos crítico-reflexivos, didático-pedagógicos e de organização referentes aos processos educativos em geral, em ambientes escolares e não escolares, com responsabilidade com a construção da sociedade, da cultura e dos valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem e da vida humana.

Em acompanhamento aos egressos(as), a pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências da Educação, em 2025, apontou que o acesso à universidade pública e ao curso de Pedagogia proporciona diferentes contribuições para a vida de seus egressos, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. No aspecto pessoal, há o desenvolvimento do pensamento crítico que amplia a compreensão sobre a realidade vivenciada pela comunidade local, além de reforçar a consciência sobre a importância do acesso a um ensino gratuito e de qualidade. Já no campo profissional, a formação favorece o desenvolvimento de uma carreira, com melhores oportunidades para o alcance da estabilidade.
“A contribuição do profissional de Pedagogia é mais do que a garantia do direito à educação superior no Marajó ocidental, é um instrumento de desenvolvimento e transformação da educação básica e da qualidade de vida das pessoas, no Marajó e em diferentes regiões do Brasil onde temos egressos deste curso. Outros exemplos da sua importância estão registrados nas respostas de pesquisa realizada entre os/as egressos/as do curso neste ano”, os quais, posteriormente, serão publicados, ressalta a diretora da Faced, Sônia Amaral.
Ensino de pós-graduação – Nesses 30 anos de existência, a Faculdade de Ciências da Educação, até março deste ano, Faculdade de Educação e Ciências Humanas, ofertou também curso lato sensu, com um quadro docente formado por 12 professores, dos quais, 11 são doutores/as e 1 substituto, e está em fase de organização de concurso público para mais um docente efetivo.
“A expectativa é que, em poucos anos, possamos submeter à Capes uma proposta de Mestrado em Educação, que já vem sendo trabalhada há alguns anos, mas, caso não seja possível, pelo número de docentes que temos, espera-se trabalhar numa proposta interdisciplinar, pois assim se juntará aos docentes dos demais cursos que fazem parte do Campus de Breves”, considera Sônia Amaral, sobre os planos para o futuro da Faced.
A programação de comemoração pelos 30 anos também contou com o pré-lançamento do e-book “30 anos do curso de Pedagogia no Campus Universitário do Marajó-Breves: contribuições, desafios e perspectivas”, uma coletânea que reúne artigos científicos sobre temáticas que envolvem a formação da pedagoga e do pedagogo, tais como: Políticas educacionais para a escola básica; Avaliação da aprendizagem; Práticas inovadoras na escola básica; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC; Práticas inclusivas; Relações étnico-raciais; Diversidade; Direitos Humanos e Educação do Campo.




Histórico da Faced – De 1995 a 2024, foram ofertadas 32 turmas por processos seletivos da UFPA para oriundos do ensino médio e mais dez turmas pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), o que representa mais de mil pedagogas(os) formadas(os) pelo curso, com sede na cidade de Breves, mas também proporcionou a formação docente aos municípios de Curralinho, Melgaço, Portel, Anajás, Gurupá, Ponta de Pedras e São Sebastião da Boa Vista.
Esse número de profissionais formados para atendimento da demanda de diferentes cidades do arquipélago do Marajó também teve destaque na pesquisa realizada para acompanhamento dos egressos, que destacou a importância de se oportunizar uma formação docente dos ‘filhos da terra’ – os marajoaras – próximos aos seus territórios, contribuindo para o desenvolvimento de investigações sobre os fenômenos que ocorrem no âmbito educacional, contextualizada pelos próprios atores sociais da Amazônia marajoara.