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TAMANHO DA FONTE

Cursos de graduação da UFPA são bem avaliados pelo MEC

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Os cursos de graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA) têm obtido resultados significativos nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC), em processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos. Em 2022 e 2023, 15 cursos foram avaliados ou passaram por processo de reconhecimento.

Nesse período, foram avaliados com a nota 5, conceito máximo da avaliação do MEC, os cursos de graduação em Medicina (Altamira), Agroecologia (Abaetetuba), Desenvolvimento Rural (Belém), Engenharia de Bioprocessos (Belém) e Terapia Ocupacional (Belém). Receberam a nota 4, com considerável avanço em suas avaliações, os cursos de graduação em Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo (Salinópolis), Letras Português (Cametá), Letras Inglês (Altamira), Letras Espanhol (Castanhal), Administração Pública (EaD), Artes Visuais (Belém), Cinema e Audiovisual (Belém), Letras Libras (Belém) e Química (Belém). O curso de Licenciatura em Física (Salinópolis) tirou a nota 3, em 2022, que também é considerada satisfatória.

As avaliações são realizadas por examinadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao MEC, que é o responsável pela operacionalização do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), estruturado para acompanhar a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.

De acordo com a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, professora Loiane Prado Verbicaro, “Os resultados têm reafirmado a qualidade e a importância dos cursos de graduação da UFPA para a sociedade, em especial para a região amazônica. É a confirmação de um árduo trabalho de planejamento coletivo que vem sendo desenvolvido por gestores, docentes, técnicos-administrativos e colaboradores da UFPA ao longo dos anos”. E acrescenta: “A consolidação desse resultado também é reflexo do investimento em políticas institucionais consistentes para a graduação e em processos de autoavaliação que garantem o aprimoramento constante dos processos de ensino”.

Acompanhamento e Avaliação in loco Na UFPA, as ações de planejamento relacionadas ao SINAES são realizadas pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), por meio da Diretoria de Desenvolvimento do Ensino (DIDEN), pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Planejamento Institucional (PROPLAN), por meio da Diretoria de Avaliação Institucional (DIAVI), e pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

O monitoramento, a orientação e o acompanhamento dos cursos de graduação têm sido ações realizadas pela PROEG e pela PROPLAN, que contribuem para a melhoria contínua dos resultados obtidos pela UFPA nas últimas avaliações.

As ações orientam os cursos sobre as dimensões “Organização Didático-Pedagógica”, “Corpo Docente e Tutorial” e “Infraestrutura”, previstas nos instrumentos de avaliação e que subsidiam as visitas in loco da comissão avaliadora do INEP.

“Os processos avaliativos dos cursos de graduação têm contribuído para o planejamento institucional e para reflexão acerca dos processos formativos da graduação, com impactos concretos na qualidade dos cursos”, afirma a Professora Selma Costa Pena, diretora de Desenvolvimento do Ensino da PROEG.

Planejamento e trabalho coletivo – Diversas iniciativas integram a Política Institucional voltada à melhoria da qualidade dos cursos de graduação, como o instrumento AVALIA, o Programa de Monitoramento dos Indicadores de Qualidade da Graduação, o Acompanhamento Institucional de Cursos de Graduação (PGRAD-ACOMPANHAMENTO), o Programa de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino de Graduação e da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (LABINFRA) e o Programa de Monitoria.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA, com informações da PROEG e da PROPLAN
Foto: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA

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