O Documentário de curta-metragem Por trás da merda, criado por estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Pará (UFPA), estreia nesta sexta-feira, 9 de março, no Cine Líbero Luxardo, localizado na Av. Gentil Bitencourt, 650, Nazaré, a partir das 8h. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.
Entre os assuntos abordados, o filme destaca experiências de alguns atores paraenses, os quais vivenciam dificuldades para manter a prática teatral em Belém.
Por Trás da Merda – Dirigido por Sann Júnior, estudante do sexto semestre de Jornalismo, a obra traz no título uma expressão comum entre artistas que trabalham com teatro, usada antes dos espetáculos para mandar energias positivas.
O documentário contribui com a produção audiovisual local, principalmente ligada à temática teatral, mostrando os bastidores de grupos de teatros de Belém, os quais conduzem a narrativa do documentário.
Bastidores – Por meio dos personagens, o curta evidencia as deficiências existentes, advindas da ausência de investimentos na cultura do Estado do Pará, demarcadas na produção audiovisual.
“Atores e atrizes abrem as cortinas e gritam, em alto e bom som, que o teatro é uma arte de vida, mas, ao mesmo tempo, denunciam a dura realidade enfrentada pela classe artística para manter a prática teatral na cidade. Esses artistas lutam, cotidianamente, para fazer da arte um mecanismo de educação, profissão e cultura”, conta Sann Júnior.
Vida em Doc – A exibição do documentário faz parte do evento “Vida em Doc”, que possui o objetivo de expor os documentários criados como produto final da disciplina “Documentário em vídeo jornalístico e publicitário”, ministrada pela professora da UFPA Célia Trindade Amorim.
A mostra, que ocorrerá das 8h às 12h, conta com a exibição de outras 5 produções documentais que abordam diversas temáticas, como violência contra a mulher e a união homoafetiva.
Serviço:
Estreia do documentário “Por trás da merda”
Data e horário: 9 de março de 2018, a partir das 8h
Local: Cine Líbero Luxardo, Av. Gentil Bitencourt, 650 – Nazaré.
Texto: Edielson Shinohara – Assessoria de Comunicação da UFPA.
Arte: Divulgação