A partir desta segunda-feira, 23, até o próximo domingo, 29 de outubro, será realizada, em todo o país, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a SNCT 2017. Trata-se de uma programação de eventos e atividades de divulgação da ciência realizadas por instituições de ensino e pesquisa, com o objetivo de promover a aproximação entre os resultados das pesquisas científicas e os diferentes setores sociais. A coordenação geral é do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com a organização local de universidades, centros de ciência, museus, escolas e outras instituições.
Para selecionar e apoiar eventos de popularização da ciência no âmbito da SNCT 2017, foi aberta a Chamada MCTIC/CNPq nº 02/2017, na qual um dos aprovados, na Universidade Federal do Pará (UFPA), foi o Projeto “Da rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!”, coordenado pelo professor Marcos Monteiro Diniz, da Faculdade de Matemática do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN) e do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias do Ensino Superior (PPGCIMES).
O projeto vai realizar exposições, oficinas, palestras, mostras de vídeo em escolas de Belém e em outros municípios paraenses, apresentando a Matemática de forma lúdica e como ela pode ser percebida no dia a dia. A realização é da UFPA, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), a Universidade do Estado do Pará (UEPA), a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e a Secretaria Municipal de Educação de Belém (SEMEC).
O tema do projeto está em sintonia com o tema da Semana “A Matemática está em tudo!”, acompanhando o Biênio da Matemática 2017-2018, período em que o Brasil receberá dois dos maiores eventos sobre Matemática do mundo: a Olimpíada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional de Matemáticos, reunindo estudantes e pesquisadores de diversos países.
A programação da UFPA – A equipe da UFPA no projeto vai coordenar atividades em três escolas de Belém: na Escola Municipal Professor Milton Monte, Ilha do Combu (dia 24/10); na Escola Municipal Padre Leandro Pinheiro, bairro Guamá (25/10); e na Fundação Escola Bosque – Unidade Pedagógica Faveira, Ilha de Cotijuba (27/10).
Na programação, destaca-se a participação do professor Celso Costa, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Parceiro de vários pesquisadores da UFPA, o professor é grande referência na Matemática brasileira, tendo descoberto, na década de 1980, as equações de uma superfície, um conhecimento que há 200 anos estava em aberto. Por causa da descoberta, o matemático deu nome à chamada Superfície Costa, que será o tema da palestra “Uma superfície insólita”, que o professor Celso ministrará no dia 25, às 14h30, no auditório do Lar Fabiano de Cristo, no bairro Guamá.
Nessa data, será celebrado o Dia C da Ciência, um movimento das instituições de ensino e pesquisa brasileiras para debater, com a sociedade em geral, a importância da ciência para o desenvolvimento socioeconômico do País. As ações ocorrerão em diferentes localidades do País, integradas à programação da SNCT. Além da palestra, o professor Celso também fará a apresentação “O mundo mágico da Matemática”, no dia 24, para os alunos da escola da Ilha do Combu.
E navegando para as escolas das ilhas, nos dias 24 e 27, outra atividade de destaque do projeto é a “Ciência Móvel no Barco”, com exposição de objetos matemáticos, softwares educativos e objetos de ensino de Física. As mesmas exposições serão montadas no dia 25, na escola do bairro Guamá. Entre os softwares em exibição, está um aplicativo desenvolvido sob a coordenação dos professores Marcos Diniz e Dionne Monteiro, da Faculdade de Computação (ICEN-UFPA) e do PPGCIMES-UFPA. Com base nas tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada, os usuários poderão visualizar a simulação de poliedros (sólidos geométricos) em 3D, por meio do celular e dos óculos especiais.
Além disso, serão promovidas, nas três escolas, as oficinas “A Matemática da rasa de açaí”, “Cartões Fractais”, “Colagem de Fractais” e “Jogos Matemáticos”, ministradas por professores da UFPA para alunos do Ensino Fundamental. As crianças da Educação Infantil também terão uma programação especial nos dias 25 e 27, com as dinâmicas “Bolha de Sabão” e “Brincando com números e formas”, trabalhando o conhecimento e a identificação de números, formas geométricas e noções de espaço.
Integra a programação, ainda, a Mostra VerCiência, que exibirá produções audiovisuais sobre ciência, especialmente, Matemática. Entre os vídeos, estão exemplares do acervo do Projeto VerCiência-Mostra Internacional de Ciência na TV e outras produções selecionadas pela curadoria de professores e alunos do PPGCIMES-UFPA. As salas das escolas serão ambientadas para a experiência audiovisual, contando com a presença de monitores do projeto, cartazes, pipoca e guloseimas.
Todos os detalhes da programação do Projeto “Da rasa de açaí à garrafa de Klein: Matemática!” podem ser acompanhados no Facebook e no Instagram.
Acesse aqui a programação completa.
Texto e arte: Divulgação