menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Decano do Conselho Universitário assume Reitoria da UFPA

"Tadeu

O relógio marcava pouco mais de 7h40 da manhã, quando o professor Tadeu Oliver, 71 anos, chegou à Reitoria da Universidade Federal do Pará. Acompanhado da esposa, Terezinha Valim, e da filha, Natália Valim, ambas também professoras da UFPA, o docente dirigiu-se diretamente ao gabinete da Reitoria, no qual se reuniu com a equipe mais próxima e passou a manhã despachando. O decano do Conselho Universitário (Consun) assumiu interinamente o cargo de reitor da maior universidade da Pan-Amazônia, na madrugada do último domingo, 11, quando findou o prazo da portaria que colocou o vice-reitor, Gilmar Silva, como reitor em exercício.

“Farei 72 anos em novembro e estou tendo a difícil missão, como decano do Conselho Universitário, de defender a autonomia da nossa universidade e protegê-la. Temos que exigir que o professor Emmanuel Tourinho e Gilmar Silva sejam nomeados pela Presidência da República, porque, assim, a comunidade universitária decidiu e o Consun referendou. Minha missão principal, no que espero ser um curto período como reitor, é lutar pela nomeação dos professores Emmanuel e Gilmar. Naturalmente que a Universidade não pode parar – tenho a obrigação ética e moral de preservar essa casa por todos os avanços alcançados nos últimos 40 anos, em prol de todos, independentemente de classe social, opção sexual. Nós temos de defender a Universidade porque ela é do Pará. Essa universidade é da Amazônia e precisa ser respeitada!”, declarou.

"TadeuAlunos indígenas da Associação dos Povos Indígenas Estudantes da Universidade Federal do Pará deram as boas-vindas ao reitor interino. “O senhor traz um legado enorme à UFPA e à história”, disse Tel Guajajara, liderança indígena da Associação. “Queremos [alunos indígenas] transformar nossas vidas através da Educação e, para isso acontecer, precisamos de companheiros e companheiras que lutem conosco. A Reitoria da UFPA é isso para nós. Queremos o que é nosso por direito. Ocupamos esse espaço hoje para fazer essa saudação ao senhor e dizer que lutaremos muito para permanecermos aqui”, afirmou.

“Votamos no projeto que mais nos representou, que foi a chapa dos professores Emmanuel e Gilmar, e brigaremos pela Democracia e para que nossa decisão seja respeitada”, finalizou, em referência aos vencedores da consulta à comunidade acadêmica. O nome de Emmanuel Tourinho encabeça a lista tríplice, encaminhada ao Ministério da Educação em 17 de julho. Mas, diante da indefinição, assume, interinamente e em caráter inédito, o decano do Conselho Universitário, colegiado máximo da Universidade Federal do Pará.

44 anos a serviço da UFPA –Tadeu Oliver iniciou sua longeva carreira na Instituição como professor colaborador, no segundo semestre de 1976. Um ano depois, era efetivado. Com formação em Licenciatura em Matemática, pela UFPA, Oliver é mestre e doutor em Educação Matemática (Formação de professores) pela Unicamp.

Texto e foto: Divulgação Reitoria

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo