menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Deputada Vivi Reis visita projetos e laboratórios apoiados por emendas parlamentares direcionadas à UFPA

A convite da Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA), a deputada Vivi Reis visitou a Instituição na última terça-feira, 4 de abril, quando foi recebida pela equipe da Administração Superior. Na ocasião, a parlamentar recebeu o agradecimento pelo apoio às ações da UFPA e teve a oportunidade de visitar projetos e laboratórios apoiados por meio de emendas individuais e de bancada direcionadas à Instituição. Nos últimos dois anos, período do seu mandato, a deputada federal foi a parlamentar paraense que mais destinou recursos de emendas à Universidade.

A visita iniciou no gabinete do reitor Emmanuel Zagury Tourinho, que recebeu a deputada com a sua equipe de gestão. Estiveram presentes o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva, a procuradora-chefe da Procuradoria Federal na UFPA, Fernanda Ribeiro Monte Santo, e todas(os) as(os) pró-reitoras(es): Loiane Prado Verbicaro, pró-reitora de Ensino de Graduação; Maria Iracilda da Cunha Sampaio, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação; Nelson José de Souza Júnior, pró-reitor de Extensão; Edmar Tavares da Costa, pró-reitor de Relações Internacionais; Raimundo da Costa Almeida, pró-reitor de Administração; Cristina Kazumi Nakata Yoshino, pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional; e Ícaro Duarte Pastana, pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal. Também participaram do encontro o prefeito Multicampi da UFPA, Eliomar do Carmo Azevedo; o diretor de Inovação e Qualidade do Ensino, Maurício Borges; e a estudante Caytt Catrin Buffon, do Centro Acadêmico de Ciências Sociais, acompanhando a parlamentar.

O reitor Emmanuel Tourinho deu as boas-vindas à deputada e agradeceu o apoio das emendas parlamentares direcionadas à UFPA, as quais foram fundamentais nos últimos anos. “Mesmo com as restrições orçamentárias dos últimos anos, a Universidade Federal do Pará não quis deixar de crescer. E, nesse contexto, as emendas parlamentares foram investimentos muito importantes, que possibilitaram não só a manutenção da UFPA como também novos avanços na excelência acadêmica e na inclusão. A Universidade agradece o empenho e o apoio em defesa do ensino superior público e a compreensão da importância das universidades para o desenvolvimento do nosso estado e da nossa região. Precisamos de mais parlamentares com essa visão”, declarou o gestor.

Nos dois anos de seu mandato, a deputada Vivi Reis destinou R$ 12.286.191,00 em emendas individuais, além de percentuais de recursos do seu mandato em emendas da bancada paraense. O montante representa 70% dos valores de emendas individuais recebidas pela UFPA no período. Nesses anos, foram apoiados 85 projetos de extensão nas áreas de Arte e Cultura, que geraram extenso acervo de produções. Parte dos recursos também está contribuindo para obras de infraestrutura, como a construção do Complexo Cultural da UFPA, prédio que abrigará o Cinema, a Livraria e a Editora da UFPA.

Os valores das emendas foram investidos também no Programa de Apoio à Infraestrutura de Laboratórios de Ensino de Graduação e da Educação Básica, Técnica e Tecnológica, o Labinfra. O Labinfra foi concebido pela Reitoria em 2016 e implementado pela Proeg em 2017, como uma importante política institucional para a melhoria ou a criação de laboratórios/espaços de atividades práticas voltadas para o Ensino, beneficiando estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos da UFPA. Em seis anos de programa, já foram investidos cerca de R$ 30 milhões em quase 500 laboratórios de ensino e espaços físicos de atividades práticas na graduação.

Para a deputada, conhecer onde os recursos foram aplicados é uma forma de ela também prestar contas à sociedade: “É a política que faz com que as mudanças aconteçam. E a gente tem uma forma de fazer política que prioriza a universidade pública, porque sabemos que o saldo será em prol da comunidade e da ciência”. Como egressa da Instituição, disse que, independente de mandato, seguirá na defesa da Universidade na busca por recursos e reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido pela Instituição. “A nossa história não começa e não encerra com um mandato no parlamento. Estamos sempre à disposição da Universidade. Nós queremos estar aqui e conversar sobre pautas fundamentais para toda a sociedade. Somos aliadas da Universidade”, reiterou a parlamentar.

O vice-reitor Gilmar Pereira da Silva elogiou a trajetória da deputada: “A Vivi Reis é uma novidade para a política brasileira. Em dois anos, fez a diferença. Para além de como destinou o recurso de seu mandato, o que fica é a postura e o princípio ético de uma parlamentar popular, que tem uma visão de mundo e de prioridades de investimento alinhada com os interesses da população. É uma pessoa jovem que ainda tem muito a contribuir”, considerou.

Alguns pró-reitores também manifestaram seu agradecimento pela parceria da deputada, e a estudante Caytt Catrin falou da importância do auxílio à Universidade para garantir recursos de apoio à permanência estudantil, em um período de grande dificuldade financeira.

Após o encontro no gabinete do reitor, as pró-reitoras Loiane Verbicaro e Cristina Yoshino e o diretor Maurício Borges, responsável pela execução e pelo acompanhamento do Programa Labinfra, acompanharam a deputada Vivi Reis para conhecer alguns laboratórios apoiados pelo programa. No Instituto de Geociências (IG), o diretor-geral, Arnaldo Queiroz, apresentou o Laboratório de Petrografia, que, além de permitir aos estudantes a visualização de amostras de solo e rocha por meio de microscópios de alta resolução, também reúne grande acervo de amostras catalogadas, de origens de outros estados e até países. No Laboratório de Geoprocessamento, também visitado, são estudados softwares e plantas impressas de áreas capturadas com imagens de satélite para análise geológica. Na oportunidade, a deputada ainda conheceu o espaço do Museu de Geociências da UFPA, que abriga acervo único de amostras rochosas de várias localidades paraenses e da Amazônia.

Já no Instituto de Educação Matemática e Científica (Iemci), o diretor-geral, Eduardo Vieira, conduziu a visita ao Laboratório de Ensino de Ciências, ao Laboratório de Ensino da Matemática, ao Laboratório de Inclusão, ao Laboratório de Ensino e Produção Multimídia, ao Laboratório de Tecnologia da Informação e ao Laboratório de Neurociências Aplicada ao Ensino de Ciências, Matemática e Linguagem, este último em fase de montagem. Professoras(es) e estudantes explicaram como foram feitas as reformas nos espaços e/ou a compra de equipamentos especializados e relataram algumas atividades de ensino desenvolvidas nos laboratórios, voltadas à melhoria da formação de professores da Educação Básica.

No Instituto de Tecnologia da UFPA (Itec), com as presenças do diretor-geral, Hito Moraes, do diretor-adjunto, Miércio Alcântara Neto, e da coordenadora do curso de Engenharia Biomédica, professora Conceição Fonseca, a deputada pôde visitar dois Laboratórios de Ensino: o Laboratório de Instrumentação Biomédica, em que os alunos aprendem a construir e/ou manipular equipamentos biomédicos; e o Laboratório de Biomecânica, também utilizado em aulas práticas do curso de Engenharia Biomédica.

A deputada ficou bastante impressionada com os trabalhos desenvolvidos nos laboratórios e agradeceu a oportunidade de conhecer, de perto, o resultado dos investimentos direcionados à Universidade.

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo