Desafios do interior são destaque na abertura do 38° Fórum de Dirigentes de Campi da UFPA

Uma homenagem à contribuição da professora titular Rosa Helena Sousa de Oliveira, do Campus Universitário de Bragança (CBRAG), marcou a abertura do 38° Fórum de Dirigentes de Campi da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizada na tarde do dia 7 de agosto de 2024, no Campus Universitário de Tucuruí (Camtuc). “Além de uma pessoa generosa, a experiência da professora Rosa Helena foi fundamental para pensar e implantar muitas ações multicampi”, começou o atual vice-reitor e reitor eleito para o período 2024-2028, professor Gilmar Pereira da Silva, que presidiu o início das atividades.

Fotografia da professora Rosa Helena. Ema é uma mulher branca, de cabelos escuros e usa óculos de armação de metal no formato quadrado. A professora segura um microfone com a mão direita e um buquê de flores rosa e uma placa com seu noma na mão esquerda.

O encontro, que segue até 10 de agosto, reúne gestoras(es) das unidades regionais da UFPA e suas unidades administrativas (institutos e núcleos), com o objetivo de discutir problemas e encaminhar soluções para a Universidade como um todo, porém com especial atenção para os desafios enfrentados pelos campi do interior do estado do Pará. “São 38 edições oficiais do fórum e, pelo menos, mais 30 edições não registradas. Este é um momento importante de amadurecimento conjunto e de decisão coletiva”, comentou Gilmar Pereira.

Além do vice-reitor, também estiveram presentes na mesa de abertura o coordenador-geral do Camtuc, professor Wassim Raja El Banna; a vice-coordenadora-geral do Camtuc, professora Carolina Coelho da Rosa; o diretor do Núcleo de Desenvolvimento Amazônico em Engenharia (NDAE), professor Cleison Daniel da Silva; e o coordenador de Planejamento, Gestão e Avaliação (CPGA) do Camtuc, Diego da Silva Dias.

Universidade Multicampi – O primeiro painel do Fórum de Dirigentes, intitulado “Universidade Multicampi e seus desafios”, foi apresentado por Gilmar Pereira. O professor destacou a história multicampi da UFPA, desde o seu projeto de interiorização, nos anos 1980, até a estruturação formal dos campi, em 2006.

Conforme define o artigo 26 do Estatuto da UFPA, os campi possuem autonomia administrativa e acadêmica, bem como se destacam pela sua natureza regional. Isso significa que, além das sedes (Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Salinópolis, Soure e Tucuruí), os municípios do entorno são igualmente impactados de maneira positiva. “A presença da Universidade no interior do estado tem garantido a verdadeira transformação social, pois muitas pessoas em condições de vulnerabilidade têm a oportunidade de obter a formação de nível superior”, disse.

Ainda de acordo com o professor Gilmar Pereira, o debate sobre os desafios dos campi é estratégico de forma mais ampla, pois a troca entre as(os) gestoras(es) antevê problemas e possibilita o planejamento. Entre as contribuições multicampi, o vice-reitor destacou a criação das Universidades Federais do Oeste do Pará (Ufopa) e do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa); a implantação de uma rotina de planejamento e o impacto regional, sobretudo com a fixação de doutores no interior da Amazônia.

Para os próximos anos, espera-se fortalecer a política de pós-graduação nos campi; melhorar a gestão acadêmica e administrativa dos campi, bem como suas estruturas físicas (salas de aula, residências estudantis, alimentação etc.); criar mais oportunidades no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão; adequar a infraestrutura tecnológica para o funcionamento das atividades dos campi; garantir o uso adequado das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) com metodologias inovadoras nos processos de ensino e de aprendizagem;  pensar a oferta de novos cursos, além de modernizar os já existentes, por meio dos estudos de demandas regionais. “Nossas regiões são complexas, portanto a Universidade Multicampi representa um trabalho ousado, porém gratificante”, disse Pereira.

Programação – O painel da Procuradoria Federal junto à UFPA também foi apresentado no primeiro dia do Fórum de Dirigentes de Campi. Os servidores Thiago Cesar do Nascimento Araujo Lins e Thiago Henrique Cristo Paranhos encaminharam a sessão “A Procuradoria como agente facilitador na busca de soluções voltadas para a demanda dos campi”.

No dia 8 de agosto, estão previstos quatro painéis: “Gestão, pessoal e infraestrutura dos campi da UFPA e suas unidades acadêmicas: desafios e perspectivas”, apresentados pelas Pró-Reitorias de Administração (Proad) e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan); “Atualização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs) e análise de indicadores”, da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg); “O papel da Fadesp na gestão financeira de projetos dos campi do interior: contrapartida e burocracia”, da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp); e “Atualizações na carreira de técnicos e docentes (remuneração e progressões funcionais) e ajuste na unidade de exercício dos servidores”, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep).

As atividades do dia 8 serão concluídas com a cerimônia de posse dos novos gestores do NDAE. O professor Cleison Daniel Silva assumirá o cargo de diretor-geral do NDAE e o professor Júnior Hiroyuki Ishihara será o diretor-adjunto.

TEXTO: Thays Braga - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Alexandre de Moraes