Os professores da Universidade Federal do Pará Adriana Valente Azulay e Joel Cardoso foram empossados para o novo mandato na direção geral e na vice-direção, respectivamente, do Instituto de Ciências da Arte (ICA). A solenidade ocorreu no dia dia 21 de dezembro de 2018, no auditório da Escola de Música da UFPA (EMUFPA).
A cerimônia teve a presença de dirigentes da Universidade, professores, técnicos, alunos e familiares. Após a assinatura das portarias para a recondução dos dirigentes aos cargos, o reitor Emmanuel Tourinho parabenizou a direção do instituto pelo trabalho executado ao longo dos últimos quatro anos e agradeceu pelo diálogo permanente com a Unidade. Ele também falou dos desafios que estão por vir na área da educação, mostrando-se confiante e otimista diante da trajetória da UFPA.
“A Universidade vai continuar com a sua trajetória exitosa, de realizações. Nós vamos continuar evoluindo, crescendo, aperfeiçoando as nossas ações e entregando resultados cada vez melhores para a sociedade. Continuaremos fazendo um trabalho que tem a admiração e o respeito da sociedade. Esse respeito e essa admiração são os elementos que garantem as condições para que a instituição continue a realizar o seu trabalho”.
Durante seu pronunciamento, a diretora geral do ICA, professora Adriana Azulay, fez um balanço positivo dos quatro anos de gestão e ressaltou o apoio recebido da Administração Superior da UFPA, desde a gestão do ex-reitor Carlos Maneschy ao atual reitor, Emmanuel Tourinho.
“A nossa luta é diária em termos de melhoria, de material, de infraestrutura, e os cortes orçamentários afetaram muitas possibilidades. Em compensação, a Reitoria sempre procurou atender as nossas necessidades mais urgentes e prementes, então isso foi de fundamental importância para nós conduzirmos esses quatro anos. Diante disso, resolvemos nos candidatar e dar continuidade a essa gestão”, afirmou.
De acordo com a diretora, o ICA vivenciou importantes avanços, como a contratação de novos professores, a aprovação do Doutorado em Artes e as reformas dos prédios do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) e da Escola de Teatro e Dança, além de prédios históricos, como o do instituto, localizado na Praça da República. Para o ano de 2019, a expectativa da direção é com a entrega do novo prédio da Escola de Música, no Campus Guamá, onde funcionará a Faculdade de Música.
Para o vice-diretor, professor Joel Cardoso, foram quatro anos intensos, marcados por desafios, aprendizados, conquistas e momentos prazerosos, mas também incluem contratempos. “Claro que o exercício efetivo nos ensina a driblar as turbulências, e elas fazem parte da nossa trajetória. Não conseguimos evidentemente agradar a todos, mas temos a consciência de que, em tudo que empreendemos, buscamos a transparência e a ética”.
Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes