Diretoria do Núcleo de Medicina Tropical toma posse para quadriênio 2018-2022

"05.04.2018

Com uma cerimônia realizada na última quinta-feira, 5, no anfiteatro do NMT, o Núcleo de Medicina Tropical da UFPA (NMT) oficializou a recondução das professoras doutoras Luisa Martins e Edna Ishikawa como diretora e vice-diretora, respectivamente, da unidade. A solenidade contou com a presença do reitor Emmanuel Tourinho e de pró-reitores da UFPA.

A assinatura dos termos de posse foi presenciada pelos pró-reitores Nelson Junior, de Extensão; Raquel Borges, Planejamento e Desenvolvimento; e Edmar Costa, de Ensino e Graduação; pelo secretário-geral do Gabinete, Marcelo Galvão; assim como pelos diretores geral e substituto do Instituto Evandro Chagas, Pedro Vasconcelos e Fernando Silveira, respectivamente. A cerimônia também contou com a presença das diretoras do Instituto de Ciências da Saúde, Eliete Araujo; da Faculdade de Medicina, Tânia de Fátima Costa; e da Coordenadora da Residência Multiprofissional, Dirce Pinheiro. Alunos, técnicos, professores e familiares das diretoras reeleitas também estiveram presentes.

"05.04.2018As professoras nomeadas, em seus discursos, agradeceram a cooperação da Administração Superior da UFPA  nos anos passados de gestão e destacaram a intenção de continuar com crescimento contínuo, mesmo em condições economicamente desfavoráveis. Assim como elas, o reitor afirmou a confiança no crescimento do NMT, juntamente com o da UFPA.

Emmanuel Tourinho ressaltou a importância do fortalecimento do Núcleo nos serviços da UFPA à sociedade. “Nós estamos certos de que este trabalho terá muito sucesso, trará muitos ganhos para a sociedade e fortalecerá a Universidade Federal do Pará como uma instituição que coloca a sua competência acadêmica e científica permanentemente à disposição da população”, afirmou.

De acordo com o reitor, o NMT obteve grande crescimento nos últimos anos, principalmente na consolidação da atividade de pesquisa e no ensino de pós-graduação. “A nossa expectativa é de que os próximos quatro anos sejam de novas conquistas, de novos avanços na atividade desenvolvida e de que o impacto desse trabalho aqui chegue cada vez mais rapidamente à sociedade. Queremos que o Núcleo contribua intensamente com instituições do mundo não acadêmico na resolução com rapidez de problemas na área de saúde pública”.

"05.04.2018Próximos anos – Segundo a diretora geral, as vitórias já alcançadas devem ser mantidas, e novos objetivos devem ser alcançados: “No que diz respeito a ampliar a participação do Núcleo de Medicina na graduação, nós queremos aumentar o número de alunos que nós recebemos aqui, e na pós-graduação, aumentar a avaliação dos nossos cursos na Capes. Então buscamos manter essa nota e não deixar nossa produção cair. No âmbito da extensão, ampliar também nossos projetos de extensão, atender à comunidade cada vez mais. Esses são os maiores desafio destes 4 anos que virão”, afirma a professora.

Em relação a esses desafios, a professora Edna pretende lutar contra qualquer adversidade. “Queremos continuar a enfrentar os novos desafios. Mesmo com as dificuldades que o País enfrenta, nós pretendemos ir à luta. Então vamos continuar dando apoio para a pós-graduação e para os professores que estão na graduação. Estamos bem animadas para nossos novos desafios”.

"05.04.2018

A diretora-adjunta também destacou projetos para novas disciplinas, laboratórios e estruturas voltados à graduação. “Queremos agora avançar um pouquinho mais na melhoria das estruturas dos laboratórios de atendimento e também dar um suporte maior para os alunos que estão aqui, na pós-graduação. Pretendemos fazer isso e vamos batalhar atrás de recurso financeiro para conseguir tudo isso”, assegura a professora Edna.

O NMT – O Núcleo de Medicina Tropical é voltado para a pós-graduação, a pesquisa e a extensão na área de doenças tropicais e temáticas amazônicas. O Núcleo tem treze laboratórios: Epidemiologia de Doenças Endêmicas, Imunopatologia, Neurologia Tropical, Protozoologia, de Biologia Molecular e Celular, Citopatologia e Anatomia Patológica, Entomologia e Artrópodes Peçonhentos, de Estresse Oxidativo, de Informática, Bio-Estatística e Matemática Computacional, de Patologia Clínica, pesquisa em Dermatologia Tropical e Doenças Endêmicas e  Laboratório de Toxicologia Humana e Ambiental. Além disso, também apoia projetos de extensão de atendimento ao público, com um ambulatório no recinto e atividades de ajuda a comunidades carentes.

Texto: Alice Palmeira – Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Nayana Batista