Diretoria toma posse no Núcleo de Medicina Tropical da UFPA para novo período de gestão

"Posse

A Diretoria do Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará (NMT/UFPA) foi empossada na tarde da última segunda-feira, 28 de março. As professoras Edna Aoba Yassui Ishikawa e Luisa Caricio Martins deixam suas antigas funções diretivas para exercer, respectivamente, os cargos de diretora-geral e diretora-adjunta do Núcleo, no quadriênio 2022-2026.

A solenidade de posse, realizada no anfiteatro do Núcleo, localizado na Avenida Generalíssimo Deodoro, foi conduzida pelo reitor Emmanuel Zagury Tourinho, acompanhado pelo vice-reitor Gilmar Pereira da Silva. Na plateia, dirigentes acadêmicos, docentes e discentes ligados à Unidade.

"29.03.2022Na ocasião, o reitor agradeceu o empenho das professoras na condução do NMT, destacando o papel importante da Unidade para a UFPA. “Além de projetar a UFPA em uma área que é fundamental na atuação de uma universidade pública localizada na Amazônia, o Núcleo, por meio do trabalho de vocês, tem dado muitas contribuições ao desenvolvimento de outras unidades, a exemplo da oferta de turmas de Mestrado e Doutorado em Altamira e da criação de uma Residência Multiprofissional em Bragança. O NMT se destaca na colaboração com as conquistas do projeto de interiorização da UFPA”, destacou Emmanuel Tourinho.

"29.03.2022“É um Núcleo que poderia ser tão focado na pós-graduação, mas consegue mostrar a dimensão que é combinar pesquisa, pós-graduação, extensão e articulação de ensino, oferecendo grande apoio para nossa perspectiva de universidade multicampi”, complementou o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva.

Também compareceram à cerimônia pró-reitores, dirigentes de unidades e subunidades da área da Saúde, dirigentes de residências e do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Pará.

"29.03.2022Nova gestão – Durante o seu discurso de posse, a nova diretora-geral do NMT saudou os presentes e lembrou a história do Núcleo, que tem origem no Núcleo de Patologia Regional e Higiene (NPRH), criado ainda na década de 1960. Ela falou sobre o cenário de dificuldades orçamentárias e ratificou a importância de parcerias para a continuidade das ações.

“Mesmo com todas as dificuldades das quais temos consciência, vamos continuar nos organizando, criando, recriando e mantendo nossas parcerias para manter nossa unidade em atividade. Nosso compromisso é manter abertos os diálogos para atuar cada vez mais em colaboração, aumentando nossas publicações e, o principal, sem deixar de atender nossos pacientes, ajudando, assim, a contribuir para melhorar cada vez mais a qualidade de vida das pessoas”, pontuou a diretora-geral, recém-empossada, Edna Aoba Yassui Ishikawa.

Atualmente, as atividades de ensino do NMT estão organizadas por meio do Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais, com níveis de Doutorado e Mestrado Acadêmico; do Programa de Pós-Graduação em Saúde na Amazônia, em nível de Mestrado Profissional; e da Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher e da Criança, no município de Bragança.

"29.03.2022Deixando o cargo de diretora-geral para assumir o de diretora-adjunta, a professora Luisa Caricio Martins agradeceu à comunidade do NMT, em que esteve à frente nos últimos dez anos. “Hoje se encerra um ciclo e a palavra é gratidão. Os desafios não foram fáceis. Houve vitórias, derrotas, alegrias e tristezas, mas sempre com o apoio da comunidade. Os últimos dez anos foram de continuidade a um trabalho iniciado por outros diretores e, assim, seguirá. As conquistas no NMT são todas coletivas”, avaliou a nova diretora-adjunta.

NMT – O Núcleo de Medicina Tropical é uma unidade interdisciplinar da UFPA destinada ao ensino de pós-graduação, pesquisa e extensão na área de Doenças Tropicais e demais temas de Saúde na Amazônia. Possui como missão promover a articulação e integração nas diferentes áreas da saúde, com o propósito de fomentar o desenvolvimento socioambiental e a melhoria da qualidade de vida da população amazônica. Junto à pesquisa, o espaço desenvolve diferentes projetos de extensão com a oferta de atendimentos clínico e laboratorial gratuitos nos diagnósticos das diferentes doenças tropicais. Sua criação foi efetivada em 22 de março de 1991 com a transformação de Núcleo de Patologia Regional e Higiene em Núcleo de Medicina Tropical da Universidade Federal do Pará.

Texto: Edmê Gomes – Ascom UFPA

Fotos: Alexandre de Moraes – Ascom UFPA