menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Docente do Instituto de Ciências da Arte, Ricardo Harada Ono é o vencedor da 7ª edição do Prêmio Professor Benedito Nunes

"ONO"

A Comissão Julgadora da 7ª edição do Prêmio Professor Benedito Nunes, da Universidade Federal do Pará (7º PPBN – UFPA), anunciou, na segunda-feira, 5 de dezembro, a tese vencedora do ano de 2022. Intitulado Saburo, o trabalho apresenta um memorial sobre a produção de uma história em quadrinhos estilo mangá, de autoria do professor do Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA) Ricardo Harada Ono, sob orientação da professora Valzeli Sampaio.

O prêmio constitui-­­se em reconhecimento e estímulo a pesquisadores e a Programas de Pós-­­Graduação dos Institutos de Ciências da Arte (ICA), de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e de Letras e Comunicação (ILC) da UFPA, nas áreas de atuação do professor da instituição, filósofo e renomado escritor/pesquisador Benedito Nunes (1929-2011).

O reitor Emmanuel Tourinho recebeu o resultado do prêmio das mãos de membros da Comissão Julgadora, representada pela presidente, Walkyria Magno, e pela professora Izabela Leal, ambas do ILC, acompanhadas da diretora de Pesquisa, Germana Sales, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação em exercício, Gustavo Melo. 

"WhatsAppNo momento do anúncio, o reitor comunicou, por ligação telefônica, o resultado ao vencedor do prêmio. Segundo o reitor, Ricardo Harada recebeu a informação com emoção e alegria, recordando-se ter conhecido pessoalmente o professor Benedito Nunes, por quem tinha grande admiração. A estética da arte também era tema recorrente na produção do filósofo que dá nome à premiação.

Avaliação  – Nesta edição do prêmio, foram inscritas 12 teses, sendo sete no ILC, uma no ICA e quatro no IFCH. A vencedora foi justamente a que representou o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES). As teses passaram por avaliação de comissões internas dos institutos, com base na qual foram selecionadas três finalistas, que seguiram para a avaliação da Comissão Julgadora Final. Este ano, a Comissão Julgadora Final foi presidida pela professora Walkyria Magno e teve também um membro de cada instituto, sendo a professora Izabela Leal, do ILC, além das professoras representantes do IFCH, Cristina Donza, e do ICA, Liliam Cohen.

"WhatsAppPara a professora Walkyria Magno, “tratou-se de uma decisão muito difícil porque as três teses avaliadas eram muito boas, mas, após argumentações e debates, chegaram à decisão final pela Saburo”. A presidente da comissão do prêmio destacou ainda que o memorial é rico em detalhes e traz várias camadas em que apresenta toda uma teoria de cores de acordo com cada personagem da história elaborada/analisada. “As cores geram nuances que criam o clima para a narrativa em torno das personagens”.

Sobre a Premiação – O reitor Emmanuel Tourinho agradeceu à Propesp e às Comissões Julgadoras Locais e Final o trabalho realizado nesta 7ª edição do prêmio e parabenizou os(as) candidatos(as) que participaram do concurso e seu vencedor.

A premiação formal do professor Ricardo Harada Ono acontecerá no dia 14 de dezembro, às 11h. O contemplado será recompensado com um certificado de obtenção do prêmio, com o valor de R$5.000 (cinco mil reais) e a publicação da tese, em livro, pela ed.ufpa.  

Texto e fotos: Jéssica Souza – Ascom UFPA

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo