Docentes da UFPA são premiadas na categoria Ensino Superior do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

"Premiação

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE-Pará divulgou vencedores da etapa estadual da 2ª Edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. O prêmio reconhece e valoriza a atuação de professores que incluem o empreendedorismo nas práticas educacionais. Este ano, há dois nomes da Universidade Federal do Pará (UFPA) na categoria Ensino Superior.

Os vencedores Categoria Ensino Superior são: 1° lugar, Gustavo Fortes, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – Unifesspa – Rondon do Pará; 2° lugar, Marcele Fonseca Passos, da UFPA – Belém; 3° lugar, Kátia Maki Omura, da UFPA – Belém. Os primeiros colocados receberam, além do troféu ouro, uma bolsa integral para o MBA EaD em Educação Empreendedora e participarão da premiação nacional, em 2022.

Para Marcele F.Passos, o prêmio é um reconhecimento e representa a valorização de projetos empreendedores sustentáveis e tecnológicos, com engajamento de alunos(as) em práticas de ensino inovadoras. “É, de fato, uma inspiração para continuar desenvolvendo pesquisas com foco em resolução de problemas e geração de produtos, em prol da sociedade e do meio ambiente”, afirma.

"PremiaçãoOs estudos feitos pela premiada estão voltados à análise de bioprodutos e tecnologias de impressão 3D por meio do Programa de Iniciação Científica, no grupo de Desenvolvimento Tecnológico em Biopolímeros e Biomateriais da Amazônia, do Laboratório de Óleos da Amazônia. Alguns de seus projetos já foram escolhidos no 8° Prêmio do Instituto 3M para estudantes universitários; no Catalisa ICT, no Desafio de Empreendedorismo ITA Challenge, no Ideiaz Powered by Inovativa, entre outros.

A professora Marcele Fonseca Passos é cofundadora da Startup Ecoss e atua no desenvolvimento e na caracterização de materiais poliméricos para segmentos diferenciados (saúde, agricultura, indústria química, farmácia e cosméticos). Possui foco em inovação, sustentabilidade e empreendedorismo. Tem experiência em caracterização de materiais, síntese de biomateriais, bioplásticos, biopolímeros, funcionalização de óleos vegetais, polímeros bioabsorvíveis, compósitos e implantação de novos produtos e processos 3D, incluindo a valorização dos recursos naturais da região amazônica.

Entre seus projetos atuais, estão o de desenvolvimento de curativos bioativos; síntese de máscaras faciais peel-off; impressão 3D de dispositivos médicos, arcabouços para engenharia de tecido ósseo e microcápsulas para sistemas de liberação de medicamentos e compostos bioativos.

A participação no Prêmio Sebrae se deu por meio de inscrição em formulário on-line, incluindo vários critérios de avaliação nas etapas de seleção, como mobilização e desenvolvimento de competências empreendedoras, criatividade, conexão com desafios reais e alinhamento com orientações curriculares. Para Passos, a escolha de seu nome se deve ao seu engajamento, à aprovação e à capacitação em projetos de Empreendedorismo, viabilizando soluções reais por meio da economia circular e do uso da biodiversidade amazônica.

"PremiaçãoTecnologia e inovação – Kátia Maki Omura é professora do curso de Terapia Ocupacional da UFPA e cofundadora da Startup ApplicaTO. Atualmente, trabalha com projetos voltados para o desenvolvimento de tecnologia e inovação em terapia ocupacional, como o aplicativo MemoryLife, voltado à estimulação cognitiva de idosos com Alzheimer; diagnóstico de acessibilidade nos 16 municípios do arquipélago do Marajó e Análise sobre o ensino de empreendedorismo nos cursos de Terapia Ocupacional no estado do Pará.

Sobre o prêmio, ela diz ser um reconhecimento pela trajetória que vem traçando no que se refere ao ensino do empreendedorismo na área de terapia ocupacional. Ela acredita que a escolha do seu nome para a nomeação se deu devido ao seu interesse em associar o ensino de empreendedorismo com o campo da saúde e por ter um projeto já premiado anteriormente pela incubadora de negócios da UFPA. “Além disso, a metodologia utilizada para o ensino foram as metodologias ativas de ensino, algo inovador e atual na educação”, aponta.

Para saber mais sobre a 2ª Edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, clique aqui.

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Imagens: Divulgação