Docentes e graduandos da UFPA ganham prêmio de menção honrosa no 15º Computer on the Beach

O artigo Model Optimization by Destructive Methods: A Case Study Using Structured Pruning in Image Classification Models foi premiado com Menção Honrosa de Artigo Completo, na 15º edição do Computer on The Beach, realizado pela Universidade do Vale do Itajaí, que aconteceu entre os dias 10 a 13 de abril, em Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Trata-se de um evento técnico-científico que visa reunir profissionais, pesquisadores e acadêmicos da área da computação, com intuito de discutir as tendências de pesquisa e de mercado da computação aplicada. Durante o evento, foram apresentados uma variedade de artigos técnicos, relatos de experiências industriais e estudos de caso, todos destacando os avanços tecnológicos e as aplicações práticas no campo da Computação.

Artigo premiado – O trabalho premiado foi desenvolvido pelos autores Flávio Moura e Lyanh Lopes, graduandos em Engenharia da Computação (FCT-UFPA); Vinicius Neves, graduando em Engenharia de Telecomunicações (FCT-UFPA); Walter Oliveira, Saulo Costa e Adriano Madureira, doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-UFPA); Jefferson Morais, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC-UFPA) e Marcos Seruffo, docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE-ITEC) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia (PPGEAA), todos vinculados à Universidade Federal do Pará.

“O objetivo do trabalho é desenvolver uma forma de otimizar modelos de inteligência artificial com menos consumo de recursos computacionais, utilizando a técnica de ´poda estruturada´ para aumentar a eficiência dos modelos. Através de um estudo de caso na classificação de imagens de formas geométricas tridimensionais, avaliamos essa abordagem e comparamos os resultados antes e depois de sua aplicação”, explica o professor Marcos Seruffo.

Na apresentação do artigo, é explicada a forma de explorar tecnologias como o Metaverso e aprendizado de máquinas para aprimorar o ensino da matemática básica no Brasil por meio de um aplicativo móvel educativo intitulado GeoMeta, desenvolvido pela parceira Inteceleri, que é sediada no PCT Guamá, ou seja, trata-se de uma parceria entre a UFPA e a indústria, consolidada a partir desta premiação. Do lado UFPA, o Laboratório de Pesquisa Operacional, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos na Amazônia, do outro lado, a Inteceleri Tecnologias para Educação.

“Dedicamos muito esforço ao desenvolvimento deste trabalho em parceria com a Inteceleri e, ao submetê-lo, tínhamos a sensação de dever cumprido, independentemente da resposta dos revisores. A expectativa é de que precisamos consolidar o modelo junto ao produto da empresa, desta forma, de fato, fazendo a transferência de tecnologia entre a academia e a indústria. A premiação é uma chancela que nos mostra que estamos no caminho certo”, ressalta o professor Marcos Seruffo.

O artigo oferece uma contribuição para o campo das arquiteturas de Redes Neurais Profundas, apresentando uma metodologia inovadora para a otimização de hiperparâmetros, que utiliza técnicas de poda estruturada para minimizar o custo computacional em modelos de Inteligência Artificial. No estudo de caso minucioso, os autores focaram na otimização de modelos destinados à classificação de formas geométricas tridimensionais em imagens de objetos reais, enfatizando a otimização das taxas de aprendizado. O processo englobou etapas de otimização, retrabalho e avaliação dos modelos podados, proporcionando uma análise detalhada do desempenho e eficiência comparados aos modelos originais.

Parcerias – A premiação sublinha a sinergia entre o meio acadêmico e a iniciativa privada, com a colaboração eficaz entre os pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Operacional (LPO) da UFPA e a empresa Inteceleri Tecnologia para Educação. Este reconhecimento enfatiza os esforços conjuntos em pesquisas que abrangem inteligência artificial, suas aplicações educacionais e sociais, bem como outras áreas críticas. O grupo possui financiamento do CNPq a partir do Edital RHAE 2022.

Inovação e reconhecimento – Este reconhecimento enfatiza os esforços conjuntos em pesquisas que abrangem inteligência artificial, suas aplicações educacionais e sociais, bem como outras áreas críticas. “Vocês estão considerando um campo vibrante e em constante expansão, onde cada novo dia traz a promessa de inovação e descoberta. A computação e a inteligência artificial não apenas moldam o futuro de inúmeras indústrias, mas também oferecem ferramentas poderosas para resolver problemas complexos e fazer a diferença no mundo. Ao se envolverem com esses estudos, vocês ganharão habilidades valiosas e estarão na vanguarda do desenvolvimento tecnológico. Isto é inovação!”, sublinha o professor Marcos Seruffo.

“De forma geral, participar de eventos como o Computer on the Beach não só solidifica o aprendizado acadêmico, mas também oferece uma janela para o que está acontecendo no coração da indústria. Todos terão a chance de conhecer líderes inovadores, colaborar com colegas que compartilham dos mesmos interesses e desafios, e talvez mais importante, poderão ver como suas ideias e trabalhos se encaixam no panorama global da tecnologia. A premiação é apenas um desdobramento positivo, que coloca em evidência a UFPA e a Amazônia”, incentiva o professor Marcos Seruffo.

TEXTO: Nilmara Melo – Ascom UFPA

FOTOS: Acervo do pesquisador