A Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal do Pará promove, na próxima sexta-feira, 29 de novembro, às 14h30, sessão do premiado documentário Espero Tua (Re)volta, na sala de projeção do prédio anexo do Ateliê de Artes, no Campus Profissional.
O filme, dirigido por Eliza Capai, aborda as lutas estudantis entre 2013 e 2018, baseado na visão de três jovens ex-secundaristas, que relembram momentos recentes da história do Brasil, como as ocupações de mais de 200 escolas secundaristas de São Paulo, o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, em 2016, e a eleição a presidente da República de Jair Bolsonaro, em 2018.
Após a exibição do filme, ocorrerá uma roda de conversa, com o tema “a luta por direitos no Brasil: a arte como resistência e memória”. Para contribuir com o debate, estarão presentes o diretor de Políticas educacionais da União Nacional dos Estudantes (UNE), Adriano Mendes; as professoras da UFPA Ana Cláudia Melo, do Curso de Cinema e Audiovisual, e Carmen Silva, do curso de Museologia; o diretor da Organização da Livre Identidade e Orientação Sexual do Pará (Olivia), Marcos Mattos, e o professor da Rede Emancipa Klewerson Lima.
Entre os prêmios recebidos pelo documentário Espero Tua (Re)volta, estão o de melhor filme, montagem e roteiro concedidos pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema, pelo Festival de Berlim e pela Anistia Internacional.
As professoras Ana Cláudia Melo e Carmen Silva explicam que organizar a sessão de Espero Tua (Re)volta, na FAV, tem entre os seus objetivos, além de dar acesso a um filme inovador, proporcionar um espaço de reflexão sobre a importância da arte como um documento histórico e político e sobretudo de debate sobre o atual cenário, no Brasil, seus desafios e como podemos contribuir para superá-los.
Serviço:
Sessão do Documentário Espero Tua (Re)volta
Data: 29/11
Local: sala de projeção do prédio anexo da FAV
Hora: às 14h30
Texto e arte: Divulgação