E-book aborda experiências discentes vividas no Programa Residência Pedagógica da UFPA

Discentes das licenciaturas da UFPA, docentes das escolas de educação básica e docentes orientadores produziram o livro digital intitulado Formação Inicial: Experiências Discentes no Programa Residência Pedagógica, durante o Programa Residência Pedagógica (PRP) da UFPA. O e-book conta os relatos vividos pelos participantes do projeto e tem o objetivo de registrar e compartilhar o trabalho desenvolvido entre a Universidade e as escolas por meio do PRP. O livro digital pode ser acessado, gratuitamente, aqui.

Em um cenário de distanciamento social, o e-book Formação Inicial: Experiências Discentes no Programa Residência Pedagógica conta experiências vividas por residentes, preceptoras(es) e docentes orientadoras(es) durante a crise sanitária do coronavírus, ou seja, quando as práticas pedagógicas precisaram se adequar às orientações desse distanciamento e aos demais protocolos instituídos pela UFPA e/ou pelas redes de ensino, o que gerou uma certa mudança no “fazer docente”.

“Esse e-book socializa, na sociedade acadêmica, as experiências vividas nas escolas pelos estudantes de licenciatura da UFPA. O Programa Residência Pedagógica colabora com a formação inicial por inserir o licenciado nas situações reais da escola e é uma oportunidade para estabelecer relação entre os conhecimentos produzidos na Universidade e os saberes que a escola produz. É uma ação política de formação que contribui para uma docência mais consciente das problemáticas que vive a escola e, assim, melhor atuar no futuro profissional”, afirma a professora Roseane Fernandes, coordenadora institucional do programa e uma das organizadoras do livro digital.

Nesse contexto, a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Proeg) tem reforçado o compromisso em desenvolver ações estratégicas que colaborem com a qualificação inicial de professores, lançando, assim, produções acadêmicas como o  e-book Formação Inicial: Experiências Discentes no Programa Residência Pedagógica. Com foco em professoras(es) e estudantes de licenciatura, além de docentes da educação básica, há uma nova edição, a cada encerramento do PRP, que tem duração de 18 meses.

Programa Residência Pedagógica – O projeto institucional do PRP da UFPA é constituído de seis subprojetos, Subprojeto de Sociologia/Geografia, Subprojeto Biologia, Subprojeto Química e Física, Subprojeto Matemática, Subprojeto Interdisciplinar Alfabetização (Pedagogia, Educação Física e Língua Portuguesa) e Subprojeto Educação no Campo e Ciências Naturais, os quais articulam os diferentes cursos de licenciatura a duas etapas da educação básica (ensino fundamental e médio) em pelo menos sete municípios do estado do Pará (Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Cametá e Castanhal).

TEXTO: Vinicius Gonçalves - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Reprodução do E-book