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TAMANHO DA FONTE

E-book ressalta a importância histórica dos prédios escolares de Belém 

A arquitetura atual dos colégios da Região Metropolitana de Belém é caracterizada por memórias guardadas pelo processo de expansão urbana e demográfica desde o século XIX. Para apresentar à população o significado dessas estruturas históricas que foram construídas de acordo com os projetos políticos de modernização do país, o Laboratório de Pesquisas em Memória e História da Educação (Lapem) e o Laboratório Cidades na Amazônia (Labcam), em uma ação conjunta da Universidade Federal do Pará (UFPA) com a Prefeitura de Belém, lançaram o e-book “Arquitetura Escolar e Controle Social: os templos do saber na Belém do entresséculos”, a fim de ampliar, estimular e fortalecer a proteção dos patrimônios históricos do estado. 

O livro aborda a influência que os espaços arquitetônicos exercem sobre a educação dos alunos da capital, com base nos estudos de Marcus Levy Bencostta, Antonio Viñao Frago, Augustin Escolano e Maria de Nazaré Sarges. Com isso, a obra foi dividida em três partes: a primeira destaca a relação entre a arquitetura escolar, a urbanização e o controle social na cidade; a segunda exibe um panorama da história da Educação em Belém; e a terceira apresenta um inventário da arquitetura escolar dos edifícios analisados na pesquisa.  

“A relevância da obra se manifesta na mesma medida de sua relação com a sociedade e pelo fato de integrar os campos da História, da Educação e da Arquitetura na cidade de Belém, assunto ainda praticamente ausente na academia e nas escolas. Outro aspecto importante pode ser identificado nos processos interdisciplinares de construção do conhecimento científico em parceria com a sociedade. Tratando-se, sem dúvidas, da materialização da missão institucional da UFPA, que é produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade inclusiva e sustentável”, afirma o coordenador do Lapem, Alberto Damasceno. 

Para o estudo da infraestrutura dos espaços educativos, foi realizado um inventário da arquitetura escolar de Belém, especialmente das instituições de ensino analisadas para a criação do e-book, que são: o Colégio Gentil Bittencourt, o Colégio Paes de Carvalho, o Colégio Barão do Rio Branco, o Instituto Lauro Sodré (edifício sede do Poder Judiciário do Pará – TJ/PA), o Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP) e o Instituto de Ciências Médicas (ICM) da UFPA. 

Sobre a produção da obra – O e-book “Arquitetura Escolar e Controle Social” é uma realização do Lapem e do Labcam, com a organização dos docentes Monika Reschke, Suellem Pantoja, Viviane Dourado, Adrian dos Santos e Alberto Damasceno, todos do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) da UFPA, com Raul Ventura Neto, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, vinculada ao Instituto de Tecnologia (Itec) da UFPA. A autoria do livro é de diversos professores da educação básica e superior, além de estudantes universitários que produziram seus Trabalhos de Conclusão de Curso com enfoque nessa temática histórica.  

“Já havia um levantamento prévio a respeito da história dessas escolas, fruto de uma investigação anterior do Lapem, mas ainda sentíamos falta de um estudo mais aprofundado sobre a conformação física e a distribuição espacial dos prédios nos quais o processo educativo acontecia. Nesse sentido, a articulação entre a equipe do Lapem e do Labcam foi definitiva e estratégica, pois possibilitou um encontro de vocações e competências que viabilizou a efetivação do projeto e a publicação do livro”, finaliza o coordenador do Lapem e professor da UFPA, Alberto Damasceno. 

TEXTO: Victoria Rodrigues – Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

ARTES: Reprodução do livro

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