Esta edição deveria encontrar muitos corações cheios de esperança de dias melhores para 2022, mas o anúncio da ômicron, a nova variante do coronavírus, presente nos cinco continentes, nos dá a sensação de que tiramos a carta “volte duas casas”. Estão cancelados o réveillon e o carnaval. De acordo com especialistas, a volta “ao normal” está condicionada ao avanço global da vacinação.
Nesse cenário de “novo normal”, está o hábito de compra por aplicativos. No Laboratório de Programação Externa (Labex), do Campus de Cametá, um grupo de professores e alunos desenvolveu o aplicativo Agrifood, que coloca em linha pequenos produtores rurais e clientes do município. O App é gratuito e está disponível na loja da Google Play. Os agricultores cadastrados ainda recebem treinamento sobre empreendedorismo digital.
Do nordeste paraense, chegam notícias sobre descobertas que atestam a potencialidade arqueológica de São Caetano de Odivelas. Os pesquisadores do Grupo de Pesquisas e Ações Colaborativas (Colins), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Estudos Antrópicos da Amazônia (PPGEAA), do Campus Castanhal da UFPA, coletaram dados em 11 sítios em 11 comunidades.
Professor Norbert Fenzl assina artigo sobre a crise hídrica que estamos enfrentando.
Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Barragens e Gestão Ambiental (PEBGA), em Tucuruí, mostra protótipo de barco robô para monitorar a qualidade da água dos rios.
A bióloga Ana Beatriz Brito Dias apresenta dissertação sobre os riscos e perigos em praias estuarinas e marinhas do litoral amazônico.
Boa leitura e até a próxima edição!