Conhecer a cultura de uma cidade e aprender sua história é algo enriquecedor. E por isso, no dia 23 de setembro, em sua 10ª edição, o Grupo de Pesquisa de Geografia do Turismo (GGEOTUR), da Faculdade de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA, realizará mais uma edição do Roteiro Geoturístico, que percorrerá o bairro Cidade Velha, em Belém.
Criado com o intuito de oferecer o conhecimento sobre o Centro Histórico de Belém, o projeto busca, também, o fortalecimento e o reconhecimento dos cursos de Geografia e Turismo nas universidades e a valorização do patrimônio como campo de pesquisa e conhecimento científico. Para Maria Goretti, professora da Faculdade de Geografia e coordenadora do projeto, a importância dos roteiros é implementar ações voltadas às práticas de turismo histórico e resgatar a memória socioespacial da cidade de Belém.
Percurso – A caminhada turística partirá às 8h30, do Forte do Castelo e seguirá o seguinte trajeto: Feira do Açaí, Complexo Feliz Lusitânia, Rua Siqueira Mendes, Praça e Igreja da Sé, Rua Joaquim Távora , Largo e Igreja de São João, Rua Tomázia Perdigão, Palácio do Governo, Prefeitura, Praça Dom Pedro II – IHGP, Rua Pe. Champgnat e, por fim, o Museu do Círio.
No trajeto, serão abordadas temáticas a respeito do patrimônio material e imaterial, cultural e ambiental da cidade de Belém, por meio da apresentação da geografia local, da produção do espaço, da história e da arquitetura da cidade.
O projeto – Premiado nacionalmente pelo IPHAN em 2016, na categoria de projetos de iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do patrimônio cultural, envolvendo todos os campos da preservação e oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades, o projeto conta com nove roteiros, desde sua primeira edição em 2011, passando por pontos turísticos da cidade e de grande valor histórico para a população paraense, como o Ver-o-Peso, Belle Epoque, Campina, Reduto, Batista Campos, Umarizal, Estrada de Nazaré e, agora, em sua edição de 2018.
Os roteiros também ocorrem fora do centro de Belém, em experiências coordenadas por professores colaboradores, como em Cametá, coordenado pelo professor do curso de Geografia da UFPA, Jose Carlos Cordovil. Outras cidades como Altamira, Marabá, Vigia e Ponta de Pedras também já foram contempladas com a experiência do projeto.
Recomendações: Todo o trajeto, nos 13 pontos da cidade, requer algumas observações e recomendações importantes feitas pela coordenação do GGEOTUR. O participante deverá ir com tênis, boné, protetor solar e roupas leves, pois o roteiro é a pé pelas ruas, podendo ser realizado mesmo com chuva, portanto recomenda-se levar guarda-chuva e capa de chuva. Lembrando que, durante o passeio, não haverá entrada nos prédios. O percurso se encerra por volta do meio dia.
Inscrições: As inscrições para o roteiro ainda estão abertas e são gratuitas, podendo ser realizadas por meio do site da organização do evento. Para efetivar a participação, basta preencher o formulário on-line.
Serviço:
Roteiro Geo-Turístico pelo Bairro da Cidade Velha
Local: saída do Forte do Presépio
Hora: Às 8h30
As inscrições podem ser feitas aqui. A programação é gratuita e aberta ao público.
Texto: Raquel Brasil – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação