Nesta quarta-feira, 23, acontecerá uma edição do Projeto Roteiros Geo-Turísticos em Cametá. A programação faz parte do Projeto de extensão Roteiro Geo-Turístico na cidade de Cametá. O objetivo da ação é ressaltar a importância patrimonial e histórica da cidade, além do patrimônio imaterial presente nas tradições e manifestações culturais locais.
Segundo o professor José Carlos Cordovil, coordenador do roteiro de Cametá, a programação é importante para mostrar a inserção da cidade de Cametá no contexto de formação da região amazônica, proporcionando aos participantes conhecimento, além de promover debates sobre os contextos que levaram à formação do território, à economia e à sociedade locais.
“Em cada ponto do percurso, um pouco sobre a formação histórico-geográfica de Cametá é destacado. O roteiro fala sobre a formação histórica e as transformações espaciais mais recentes, com destaque para a ocupação da Amazônia, as sociedades indígenas existentes, como os Camutás, a chegada dos colonizadores europeus, especialmente franceses e portugueses, e as missões religiosas, que resultariam na fundação da Vila de Viçosa de Santa Cruz de Cametá, em 1635”, explica o coordenador.
Percurso – O Roteiro partirá às 8h, da praça das Mercês, seguindo o seguinte percurso: Praça Padre Prudêncio, Feira de Cametá, Monumento Pedro Teixeira, Igreja das Mercês e Colégio INSA, Orla de Cametá, Residência dos Furtado, Residência dos Peres, Igreja São João Batist, Monumento Aos Notáveis, Prédio da Prefeitura Colégio Dom Romualdo de Seixas, Monumento à Cabanagem, Praça Jardim dos Artistas e Museu de Cametá.
Projeto – Criado em 2011, o Projeto Roteiros Geo-Turísticos é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa de Geografia e Turismo (GGEOTUR), da Faculdade de Geografia e Cartografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPA. Foi premiado nacionalmente pelo IPHA, na 29º edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, na categoria Projetos de iniciativas de excelência em promoção e gestão compartilhada do patrimônio cultural, envolvendo todos os campos da preservação oriundas do setor público, do setor privado e das comunidades.
Os roteiros são caminhadas ao ar livre, orientadas por educadores e educandos, no intuito de valorizar a memória, os costumes, as artes e os espaços urbanos como patrimônio histórico-cultural paraense. Está sendo realizada até 28 de fevereiro uma exposição em comemoração aos 8 anos do projeto, no Centro Cultural da Justiça Eleitoral, em Belém. Mais informações aqui.
Serviço:
Roteiro Geo-turístico na cidade de Cametá: desvendando o centro histórico
Local: Praça das Mercês (Próximo à feira de Cametá e ao Rio Tocantins)
Data: 23 de janeiro
Hora: às 08h
Inscrições aqui.
Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação