Editora da UFPA estará presente com lançamentos e reedições na 28º Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

A Editora da UFPA (ed.ufpa) é presença garantida na 28a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que ocorrerá de 16 a 22 de agosto de 2025, das 9h às 22h, com acesso até 21h, no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia.  Desde a primeira edição, em 1996, a ed.ufpa participa, prestigia e ajuda a desenvolver um dos principais e maiores eventos literários da Região Norte do país, em consonância com seu objetivo de difusão da leitura e da literatura e promoção da cultura regional e nacional. 

A Feira Pan-Amazônica do Livro é uma realização do governo do estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e, nesta edição, homenageia a escritora e poeta Wanda Monteiro e o compositor e criador do Búfalo Bumbá, Mestre Damasceno.

Imagem reproduz a capa do livro "Cabanagem".

No estande da ed.ufpa, os visitantes terão oportunidade de adquirir obras de diversos temas e variados autores, cujos trabalhos abrangem diferentes áreas do conhecimento. Serão mais de 3 mil obras disponibilizadas ao público, entre títulos próprios e um acervo de outros 52 selos editoriais das editoras parceiras, com destaque para Editora 34, Nau e Livraria da Física, que iniciam sua parceria com a ed.ufpa este ano, além da presença das editoras universitárias (7 selos), da Companhia das Letras (14 selos) e do Grupo Editorial Record (10 selos).

Neste ano, o destaque fica por conta do tão aguardado lançamento da nova edição do livro Cabanagem: a Revolução Popular da Amazônia (ed.ufpa, 2025), de Pasquale Di Paolo. Após um cuidadoso trabalho de revisão e atualização do texto, a ed.ufpa entrega à sociedade essa importante obra que, além de revelar uma releitura do movimento popular amazônico – tratado como revolução e os cabanos, como protagonistas –, detalha a formação sociopolítica da capital do estado do Pará.

Fotografia de Pasquale Di Paolo, em 1985, na biblioteca de sua casa.

Nascido em San Martino in Pensilis, na província italiana de Campobasso, Pasquale Di Paolo (1939-1987) era mestre em Sociologia e doutor em Ciências Políticas. Professor de Ciência Política da Universidade Federal do Pará, fundou e dirigiu o Centro de Estudo, Pesquisa e Assessoria Social (Cepas). Em 1985, sua pesquisa sobre a Cabanagem conquistou o 1o lugar no Concurso Nacional de Monografias do Conselho Estadual de Cultura do Pará. 

Nas palavras do reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, que assina a apresentação da nova edição, o livro Cabanagem: a Revolução Popular da Amazônia “constitui-se, sem dúvida, uma referência para quem se propõe a compreender as lutas populares do século XIX. Sua relevância é fortalecida à medida que o autor lança luzes sobre a vida daqueles que estiveram na frente das batalhas, sobretudo as populações originárias da época”. Dividida em duas partes, a obra é composta de seis capítulos, além da introdução e da conclusão, e traz ilustrações alusivas ao movimento revolucionário, como a reprodução do quadro O Cabano Paraense (1940), de Alfredo Norfini. 

A ed.ufpa realizará o lançamento do livro no dia 17 de agosto, às 18h, durante a programação da Feira. Além do Cabanagem, o estande da ed.ufpa também contará com o lançamento e a sessão de autógrafos dos livros Visões da Natureza: História Ambiental na Amazônia Colonial (Editora CRV, 2025), de Wesley Oliveira Kettle (18/8, às 17h); A História da Arte e as Imagens da Amazônia (Valer, 2025), de Aldrin Moura de Figueiredo (19/8, às 17h); Travessia: Uma Vida entre a Amazônia e o Mundo (Valer, 2025), de Violeta Loureiro, (20/8, às 17h); Cultura Amazônica Sempre: Rapsódias Teóricas (Valer, 2025) e Barcarolas: uma Arte Poética (Paka-Tatu, 2024), de João de Jesus Paes Loureiro (21/8, às 17h).

TEXTO: ed.ufpa

ARTES: ed.ufpa

FOTOS: Arquivo pessoal

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo