A Editora da UFPA (ed.ufpa) é presença garantida na 28a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que ocorrerá de 16 a 22 de agosto de 2025, das 9h às 22h, com acesso até 21h, no Hangar Convenções & Feiras da Amazônia. Desde a primeira edição, em 1996, a ed.ufpa participa, prestigia e ajuda a desenvolver um dos principais e maiores eventos literários da Região Norte do país, em consonância com seu objetivo de difusão da leitura e da literatura e promoção da cultura regional e nacional.
A Feira Pan-Amazônica do Livro é uma realização do governo do estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e, nesta edição, homenageia a escritora e poeta Wanda Monteiro e o compositor e criador do Búfalo Bumbá, Mestre Damasceno.

No estande da ed.ufpa, os visitantes terão oportunidade de adquirir obras de diversos temas e variados autores, cujos trabalhos abrangem diferentes áreas do conhecimento. Serão mais de 3 mil obras disponibilizadas ao público, entre títulos próprios e um acervo de outros 52 selos editoriais das editoras parceiras, com destaque para Editora 34, Nau e Livraria da Física, que iniciam sua parceria com a ed.ufpa este ano, além da presença das editoras universitárias (7 selos), da Companhia das Letras (14 selos) e do Grupo Editorial Record (10 selos).
Neste ano, o destaque fica por conta do tão aguardado lançamento da nova edição do livro Cabanagem: a Revolução Popular da Amazônia (ed.ufpa, 2025), de Pasquale Di Paolo. Após um cuidadoso trabalho de revisão e atualização do texto, a ed.ufpa entrega à sociedade essa importante obra que, além de revelar uma releitura do movimento popular amazônico – tratado como revolução e os cabanos, como protagonistas –, detalha a formação sociopolítica da capital do estado do Pará.

Nascido em San Martino in Pensilis, na província italiana de Campobasso, Pasquale Di Paolo (1939-1987) era mestre em Sociologia e doutor em Ciências Políticas. Professor de Ciência Política da Universidade Federal do Pará, fundou e dirigiu o Centro de Estudo, Pesquisa e Assessoria Social (Cepas). Em 1985, sua pesquisa sobre a Cabanagem conquistou o 1o lugar no Concurso Nacional de Monografias do Conselho Estadual de Cultura do Pará.
Nas palavras do reitor da UFPA, Gilmar Pereira da Silva, que assina a apresentação da nova edição, o livro Cabanagem: a Revolução Popular da Amazônia “constitui-se, sem dúvida, uma referência para quem se propõe a compreender as lutas populares do século XIX. Sua relevância é fortalecida à medida que o autor lança luzes sobre a vida daqueles que estiveram na frente das batalhas, sobretudo as populações originárias da época”. Dividida em duas partes, a obra é composta de seis capítulos, além da introdução e da conclusão, e traz ilustrações alusivas ao movimento revolucionário, como a reprodução do quadro O Cabano Paraense (1940), de Alfredo Norfini.
A ed.ufpa realizará o lançamento do livro no dia 17 de agosto, às 18h, durante a programação da Feira. Além do Cabanagem, o estande da ed.ufpa também contará com o lançamento e a sessão de autógrafos dos livros Visões da Natureza: História Ambiental na Amazônia Colonial (Editora CRV, 2025), de Wesley Oliveira Kettle (18/8, às 17h); A História da Arte e as Imagens da Amazônia (Valer, 2025), de Aldrin Moura de Figueiredo (19/8, às 17h); Travessia: Uma Vida entre a Amazônia e o Mundo (Valer, 2025), de Violeta Loureiro, (20/8, às 17h); Cultura Amazônica Sempre: Rapsódias Teóricas (Valer, 2025) e Barcarolas: uma Arte Poética (Paka-Tatu, 2024), de João de Jesus Paes Loureiro (21/8, às 17h).