Educação e Diversão na SBPC: oficina promove estudo sobre fósseis para crianças

Durante a 76ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Universidade Federal do Pará (UFPA), um grupo coordenado pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica Joelson Lima Soares traz uma exposição com oficinas sobre réplicas de fósseis voltadas para criança.

“A Paleontologia é a ciência que estuda o material fossilizado e a função dela é investigar qual o significado deles para a evolução da vida. O estudo sobre fósseis é interessante porque eles podem ser utilizados em várias disciplinas com que as crianças têm contato durante seu período no ensino fundamental e médio, tais como Biologia, Química e Geografia”, explica Joelson Lima sobre a importância do estudo da Paleontologia para as diversas áreas do conhecimento.

A exposição é dividida em duas partes. A primeira consiste em uma explicação sobre a criação de réplicas de fósseis para crianças e está disponível no primeiro andar do prédio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), em frente ao CIAC. No espaço, as crianças são direcionadas às mesas para assistirem a um vídeo explicando o objetivo da oficina.

“As crianças chegam e são posicionadas na mesa, em que você tem um molde de silicone e uma vasilha para ela despejar  água e gesso. Ela vai fazer a massinha misturando-os com palito de picolé. Depois que a massinha estiver no ponto mais pastoso, ela vai despejar a massa dentro do molde e esperar 20 minutos para secar. Quando isso acontece, ela tira da forma e faz a pintura da cor que ela quiser”, conta o professor Joelson Lima, responsável por orientar os participantes.

Já a segunda parte da exposição pode ser encontrada na Tenda SBPC Jovem – Sala A. “Criamos uma pequena brincadeira para as crianças em que elas precisam cavar a areia, encontrar um fóssil e marcar à qual período do calendário geológico o fóssil pertence. Depois explicamos como era a vida desses animais na Terra”, explica Gustavo Castanho, um dos voluntários da exposição.

Uma das visitantes foi a Maria Fagna, que levou sua filha, Laura, para conhecer a exposição. “É muito interessante ver a criança desde cedo já estudando ciência e aprendendo de uma certa forma. A melhor forma de uma criança aprender é brincando, e a Laura adora esses ambientes recreativos. A SBPC sempre proporciona isso, oportunidade de a criança poder estar lá interagindo, aprendendo e brincando“.
Para quem tem curiosidade de aprender um pouco sobre Paleontologia, a oficina sobre réplicas de fósseis ficará disponível até o dia 12 de julho, das 8h às 18h.

TEXTO: Renan Pinheiro e Felipe Campos - Comissão Local de Comunicação da 76ª da Reunião Anual da SBPC

FOTOS: Felipe Campos

ODS 4 - Educação de Qualidade