Edufpa lança, na Feira do Livro, campanha de financiamento coletivo do time Enactus

"Foto

Na última segunda-feira, 26 de agosto, o estande da Editora da Universidade Federal do Pará (ed.ufpa) na 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes foi palco do lançamento de uma campanha de financiamento coletivo em favor do time Enactus UFPA. A finalidade da campanha é arrecadar fundos para a participação do grupo de estudantes da Universidade na Enactus World Cup, competição mundial de empreendedorismo social que será realizada no Vale do Silício, nos Estados Unidos.

"FotoEstiveram presentes para o lançamento o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; o vice-reitor, Gilmar Pereira; os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio, de Relações Internacionais, Marília Ferreira, e de Extensão, Nelson de Souza, de Ensino e Graduação, Edmar Tavares; além do diretor da Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec), Gonzalo Enríquez; do professor José Augusto Lacerda, coordenador do Enactus UFPA; e de outros professores e representantes de unidades da Universidade.

“O time Enactus é um grupo que, desde a sua origem, se ocupa de problemas da sociedade, buscando desenvolver soluções. Representa muito bem o esforço da UFPA para levar à população o conhecimento que produzimos. E a qualidade do que eles fazem é atestada por esse reconhecimento, que veio com a premiação nacional. Agora eles vão representar não só a Universidade, mas também todo o Brasil na competição internacional”, ressaltou o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho.

"FotoEm apoio à Campanha lançada pelo Time Enactus UFPA, o estande da ed.ufpa contará com informações sobre o time e seus projetos, além de disponibilizar a possibilidade de doações presenciais, até o final da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro. Para o professor José Augusto Lacerda, coordenador do Enactus, esse suporte da Instituição é fundamental.

“Nós representamos a UFPA há quatro anos em diversos eventos nacionais e internacionais e sempre tentamos fazer o nosso melhor e ter um trabalho tão grande quanto a Instituição. Há três anos, nós fomos terceiro colocado no maior campeonato de empreendedorismo social do Brasil, e este ano a gente teve a graça de ser o grande campeão e estamos indo, em função disso, representar o Brasil no Vale do Silício”, comemorou.

A Rede Enactus, presente em mais de 37 países, reúne estudantes universitários em times que, por meio da ação empreendedora, empoderam comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica, estimulam a geração de renda e promovem um mundo mais sustentável. A competição entre os times existe para avaliar o desempenho dos projetos sociais e premiar as iniciativas de maior sucesso, que ganham o reconhecimento nacional e internacional e o apoio financeiro de grandes empresas.

"FotoEnactus UFPA – Criado em 2014 com o apoio do Universitec, a equipe tem o propósito de transformar a Amazônia por meio de empreendedorismo social e atualmente conta com alunos de 28 cursos da Universidade e mantém cinco projetos sociais que atendem a diferentes comunidades de Belém.

“Ver a nossa universidade nos abraçando e nos ajudando mostra que tudo o que a gente vem desenvolvendo durante este último ano é importante. Isso também mostra para todas as pessoas, internacionalmente, que a UFPA significa inovação e empreendedorismo", comentou Noel Orlet, presidente da Enactus UFPA.

Campanha “Vamos precisar de todo mundo” – Para contribuir com a campanha, é possível ir até o estande da Editora da UFPA na Feira do Livro, ou por meio do financiamento coletivo organizado pelos estudantes. O montante arrecadado será utilizado para cobrir custos com hospedagem, transporte e alimentação durante o Enactus World Cup.

“A Enactus UFPA é um projeto de extensão que desenvolve projetos sociais em comunidades locais, então essa parceria da editora da UFPA com a Enactus é fundamental para dar mais visibilidade, não só para os nossos projetos, mas também para o nosso financiamento coletivo, para que a gente consiga chegar lá, dar voz às histórias da Amazônia no Vale do Silício, e representar o Brasil”, lembrou Orlando Haber, integrante do time Enactus UFPA.

Feira do Livro – A 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes segue até o dia 1⁰ de setembro, no Hangar Centro de Convenções, das 10 às 22h, com entrada franca para todas as programações.

Durante a feira, quem passar pelo Hangar também terá a oportunidade de visitar o estande da Editora da UFPA (ed.ufpa) e conhecer suas publicações e títulos de editoras parceiras.

A programação completa pode ser vista aqui.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Acervo/ed.ufpa