Egresso do PPG em Ciências Ambientais da UFPA recebe Prêmio Capes de Tese 2018

"LucianoCerejo"

Na última quinta-feira, dia 13 de dezembro, foi realizada em Brasília a cerimônia de entrega do Prêmio Capes de Tese 2018. Dentre os 49 trabalhos selecionados para receber o prêmio, está a pesquisa de Luciano Jorge Serejo dos Anjos, egresso dlo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPA. Com o tema “Mudanças climáticas e a resiliência da floresta amazônica ao longo do tempo e espaço”, a pesquisa buscou investigar quais os possíveis efeitos das mudanças climáticas em curso sobre o ecossistema florestal amazônico.

Premiado na área de Ciências Ambientais do Prêmio Capes de Tese, Luciano dos Anjos, conta que receber o prêmio foi uma grande honra, tendo em vista que essa é a principal premiação da pós-graduação no país. “O fato de eu ter recebido o Prêmio Capes só reforça a tese de que é possível fazer ciência de qualidade na Amazônia, em uma universidade pública, e por um amazônida”, ressalta. A pesquisa contou com a orientação do professor Peter Mann De Toledo e coorientação de Marcelo Cancela Lisboa Cohen.

"Luciano

A pesquisa – O autor buscou compreender como as mudanças climáticas que estão em curso poderiam influenciar a dinâmica do ecossistema florestal e de que forma isso afetaria a biodiversidade em larga escala. Para isso, ele utilizou modelos computacionais baseados em preditores climáticos e em dados de sensores remotos dos ecossistemas, para avaliar a vulnerabilidade dos ecossistemas. Foi avaliado também como as oscilações climáticas que ocorreram ao longo dos últimos 22.000 anos – desde o último máximo glacial – afetaram a dinâmica dos ecossistemas sobre a bacia amazônica.

Luciano Jorge Serejo dos Anjos é formado em Ciências Biológicas pela UFPA, com mestrado em Zoologia pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (2010). Iniciou o doutoramento em 2015, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFPA, recebendo uma bolsa de estudos pela CAPES. Atualmente é professor na Universidade Federal Rural da Amazônia (Campus de Parauapebas).

Capes de Tese 2018 – O Prêmio é oferecido anualmente, desde 2005, às melhores teses de doutorado de cada uma das 49 áreas do conhecimento, a fim de destacar o desempenho acadêmico dos pesquisadores por meio da quantidade e qualidade de artigos e livros publicados e de projetos contratados. O resultado desta edição se refere às melhores teses de doutorado defendidas em 2017, a qual teve um número recorde de 939 trabalhos inscritos.

Além do prêmio, o edital também oferece a outras 81 pesquisas menções honrosas. Nesta categoria, a professora Carolina Loureiro Benone, da UFPA, foi reconhecida pelo trabalho “Scalar Fields In Black Hole Spacetimes And Analogues”, orientado pelo professor Luis Carlos Bassalo Crispino.

A tese trata da propagação de campos escalares ao redor de buracos negros, com foco na absorção desses campos e também em soluções "presas", isto é, que orbitam o buraco negro indefinidamente, chamadas de nuvens.

Texto: Elizandra Ferreira  – Assessoria de Comunicação da UFPA