menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Equipe de Engenharia de Segurança no Trabalho identifica mapas de risco de unidades da UFPA

"SST

A equipe de Engenharia de Segurança no Trabalho da Coordenadoria de Vigilância à Saúde do Servidor (CVSS) inicia um ciclo de visitas a unidades da UFPA a partir desta quinta-feira, dia 25 de abril. O objetivo é entregar e fixar os mapas de risco dos locais. O levantamento foi realizado no segundo semestre de 2018, e os locais avaliados foram: o Prédio da Reitoria, o Auditório Benedito Nunes, o Capacit, o CTIC e o Restaurante Universitário.

A confecção dos mapas é uma das ações realizadas pelo setor de Vigilância à Saúde do Servidor da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (Progep) e trata de uma representação gráfica dos riscos presentes nos locais de trabalho. Esses riscos são capazes de acarretar prejuízos à saúde dos trabalhadores e/ou a possibilidade de ocasionar acidentes e doenças de trabalho.

Como funciona – O mapa é um instrumento preliminar, que tem o objetivo de informar e conscientizar as pessoas (servidores e toda a comunidade acadêmica) dos riscos presentes no dia a dia, auxiliando, assim, uma postura preventiva, além de ajudar na construção do planejamento para as ações de proteção. O documento será produzido para todas as unidades do Campus de Belém e, posteriormente, será elaborado para os demais campi, de acordo com o cronograma a ser definido.

"SegurançaO mapa de risco é construído com base na planta baixa ou no esboço do local de trabalho, com a análise dos riscos presentes no ambiente. Os riscos, por sua vez, são definidos por cores (de acordo com sua classificação) e diâmetros de círculos (de acordo com o grau do risco).

Essa análise envolve cinco categorias: riscos físicos, riscos químicos, riscos biológicos, riscos ergonômicos e riscos de acidentes (clique aqui para ver as cores e os exemplos de risco para cada categoria). Essas categorias são representadas no layout do ambiente avaliado (clique aqui para ver o mapa do Auditório Benedito Nunes).

Texto e foto: Assessoria Progep

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo