Escola de Aplicação da UFPA está preparada para receber a programação da Aldeia COP

A Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA) tem recebido, desde a última semana, visitas recorrentes de uma comitiva do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) para conferir o andamento das obras para a Aldeia COP 30, que ficará instalada nas dependências da escola. Com a expectativa de receber cerca de três mil indígenas do Brasil e de todo o mundo, a Escola de Aplicação da UFPA está adaptando seus espaços para a acomodação dos participantes e da programação da Aldeia COP 30.

A Aldeia COP 30 utilizará alguns espaços estratégicos da escola, como o estacionamento do portão principal, no qual funcionará a Feira de Artesanato; o estacionamento do portão secundário, no qual serão instaladas 56 cabines de banheiro e 56 cabines de chuveiro; as quadras poliesportivas, nas quais funcionarão os dormitórios, que deverão abrigar cerca de 1.100 indígenas; as áreas entre os blocos de aula, que funcionarão como espaços para camping; e o refeitório, em que a comida será preparada e servida. Além desses espaços, estão em construção dois ambientes extras: o domo e a maloca, que funcionarão como locais de reunião. Haverá, ainda, um lugar para atendimento ambulatorial, salas de diálogo e trabalho e redários.

“Aqui, na Escola de Aplicação da UFPA, nós recebemos todo esse acolhimento e a disposição da equipe, dos profissionais que estão apoiando na construção de toda essa estrutura. Então, aqui, neste espaço, será o coração da COP de referência indígena, para quem vier e quiser visitar e participar de debates. Além de alojamento para os indígenas, aqui também será um espaço de agendas políticas, debates e agenda cultural”, pontuou a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, durante uma das visitas realizadas.

Para a Escola de Aplicação, essa parceria institucional entre a Universidade Federal do Pará e o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) deixará um legado estrutural, com a melhoria predial de vários espaços, além do aumento da segurança com a instalação de câmeras de monitoramento. “Já podemos dizer, com toda tranquilidade e felicidade, que a Aldeia COP é um sucesso. Um sucesso político, social, cultural e acadêmico, resultado de uma grande parceria entre a UFPA e o Ministério dos Povos Indígenas”, ressaltou o pró-reitor de Extensão da UFPA, Nelson Souza Junior.

Durante a COP 30, representantes de diferentes etnias devem ocupar os espaços espalhados pela Escola de Aplicação para debater políticas climáticas, sustentabilidade, direitos dos povos originários, proteção ambiental, entre outros temas, em um grande encontro de saberes tradicionais e científicos importantes para o fortalecimento da sociedade.

Para mais informações, acesse a programação da Aldeia COP 30.

TEXTO: Vinicius Gonçalves - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Alexandre de Moraes - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

Relação com os ODS da ONU:

ODS 13 - Ação Contra a Mudança Global do Clima

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo