O estande da Editora da UFPA (ed.ufpa) recebeu a visita de milhares de leitores(as) na 25ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que ocorreu de 27 de agosto a 4 de setembro e teve recorde de público. O evento é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), e retornou ao Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia, após dois anos.
Nesta 25ª edição do evento, o estande da ed.ufpa colocou à disposição do público aproximadamente 2.400 títulos, incluindo publicações da própria Editora da UFPA, de selos de unidades da Universidade, de outras editoras universitárias (EdiPUCRS, EDUERJ, EDUFF, EDUFMG, EdUFSCar, EDUNB, EDUNESP, EDUNIFESP), além de títulos de 44 editoras parceiras (Ateliê, Boitempo, Cobogó, Companhia das Letras, Cortez, Fiocruz, JJ Carol, Lumen Juris, Paco, Perspectiva, entre outras). No total, 2.395 livros foram comercializados.
Em clima de celebração do livro e da leitura, o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, recebeu, no sábado, 3 de setembro, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o secretário estadual de Cultura, Bruno Chagas, o presidente da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), Michel Pinho, a secretária municipal de Educação, Márcia ittencourt, professores(as), técnicos(as) e alunos(as) da Universidade, bem como o público em geral.
Também prestigiaram o momento o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva; o poeta João de Jesus Paes Loureiro, presidente do Conselho Editorial da ed.ufpa, a procuradora-geral da UFPA, Fernanda Monte Santo, as professoras eméritas e também escritoras Zélia Amador de Deus e Edna Castro, além dos(as) pró-reitores(as) de Pesquisa e Pós-Graduação, Iracilda Sampaio; de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Cristina Yoshino; de Administração, Raimundo Almeida; de Extensão, Nelson de Souza Junior; de Relações Internacionais, Edmar Costa; e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoal, Ícaro Pastana, entre outras(os) dirigentes da UFPA.
Democratização da cultura – O reitor Emmanuel Tourinho parabenizou a equipe da ed.ufpa e ressaltou a qualidade do trabalho realizado antes e durante a Feira. “Nosso estande valoriza o interesse do público pelo livro e mostra um pouco do que a UFPA tem produzido. Contribuímos, aqui, do melhor modo, com a formação de novos leitores e com a difusão da ciência, da cultura e das artes. Como nas edições anteriores, nossa equipe da ed.ufpa realizou um trabalho extraordinário, que foi amplamente reconhecido e elogiado pelo público”, concluiu o reitor.
Para o vice-reitor Gilmar Silva, “a Feira do Livro é um evento cultural importante em que a UFPA tem estado desde o início de sua realização, em todos eles, fazendo a diferença, porque faz com que nossa editora apresente nossas publicações e, ao mesmo tempo, encontre e divulgue toda a intelectualidade que a Universidade tem dentro de si”. O diretor da Fumbel, Michel Pinho, afirmou que “a Editora da UFPA tem uma missão que cumpre, que é levar cultura, conhecimento e ciência por meio de suas publicações, e isso é fundamental para a sociedade”.
Como presidente do Conselho da Editora da UFPA, João de Jesus Paes Loureiro também concorda a respeito da Importância fundamental da ed.ufpa, “porque, além de a Universidade ter uma excelente editora, sua participação na Feira do Livro do estado é um momento em que a editora entra em uma relação que une o escritor e o leitor, e tornar isso de fácil acesso e maior possibilidade, nesse encontro, é algo extraordinário, de modo que só faço elogiar essa permanência da Universidade nessa produção editorial de livros na Feira”. O poeta e escritor, intelectual da área de estética, tem vários livros editados pela ed.ufpa. Nas prateleiras do estande, nesta 25ª edição da Feira do Livro e das Multivozes, estão disponíveis, de sua autoria, os livros Encantarias da palavra,Elementos de estética e Conversão semiótica, além de outros em coautoria.
Na avaliação da escritora e socióloga Edna Castro, a Editora da Universidade já tem um lugar próprio entre as editoras universitárias brasileiras, pela qualidade do que é produzido, pela divulgação que faz, pela relação com todo o universo de toda a produção literária e científica que se faz entre as editoras universitárias do Brasil. “Eu sou fã da ed.ufpa, tenho vários livros editados, muito bem citados, que são lidos e acessíveis. A professora emérita disse, ainda, que o trabalho feito pela ed.ufpa é primoroso: “Temos um produto editorial que é da maior qualidade. Então, isso é um orgulho pra nós, professores da Universidade”.
Visitantes que foram conhecer o estande e as edições da UFPA tiveram a mesma opinião. “Estou impressionada com a qualidade das obras literárias que aqui estão apresentadas, realmente de uma riqueza extraordinária. Estou encantada”, afirmou Aretusa Contes, que é professora. Os estudantes Juliana Carrera e Mateus Souza consideraram o estante convidativo. “A estrutura é boa, aconchegante, espaçosa, a seção de livros é bem variada, de várias áreas e autores diferentes”, pontuou o rapaz que espera ingressar no ensino superior em 2023.
Homenagem – Em 2022, estendendo a celebração, na UFPA, do centenário de José Saramago, o estande da UFPA homenageou o escritor português com um painel fotográfico da cerimônia de entrega do Prêmio Nobel de Literatura, no ano de 1998, ocorrida na Academia Sueca de Letras, em Estocolmo. A foto é do arquivo da Fundação José Saramago, gentilmente cedida para o evento.
A UFPA encerrará as comemorações pelos 100 anos do escritor José Saramago no dia 16 de novembro, data de seu nascimento. A programação constará de um concerto, no Theatro da Paz, da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, da Escola de Música da UFPA, regida pelo maestro Miguel Campos Neto. Integrarão também o espetáculo a solista Dione Colares e o Coro Universitário da UFPA (Coruní), regido pela maestra Cristina Owtake, da Faculdade de Música da UFPA. Para mais informações, acesse o hotsite do evento.
Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA
Fotos: ed.ufpa