O Centro Acadêmico de Letras do Campus Universitário de Bragança (CAL Jorge Ramos), com o apoio da Faculdade de Letras (FALE), da revista acadêmica A Palavrada e do Programa de Pós Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia (PPLSA), promove, nos dias 6, 7 e 8 de julho, o IV Encontro Bragantino dos Estudantes de Letras (EBEL), no Campus da UFPA de Bragança.
Com o tema “Ensino, Língua, Literatura e suas Transversalidades no Contexto Amazônico”, o evento tem por objetivo propiciar aos alunos e aos professores do curso de Letras do Pará e dos demais cursos de outras IES a exposição e a observação de trabalhos em língua e literatura de forma transdisciplinar, assim como amplas discussões políticas sobre aspectos específicos do curso de Letras no Estado, sob as óticas socioculturais e político-acadêmicas, com deliberações de iniciativas a serem tomadas para melhoria do curso.
No IV EBEL, serão postas em prática algumas das ações, deliberadas nacionalmente, que visam organizar os estudantes em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade, o que significa lutar pela excelência da formação profissional. O evento tem cunho acadêmico-extensionista, de natureza tridirecional: interdisciplinar, político e cultural.
Bragança – Pesquisas recentes mostram que a cidade de Bragança é o maior polo pesqueiro do Pará, exportando sua produção para dentro e fora do Estado, e é uma área de grande atividade pecuária, de agricultura e de extrativismo de caranguejos. Segundo o coordenador do evento e discente de Letras Língua Portuguesa (UFPA), Luan do Lago Duarte, tais características naturais e históricas riquíssimas tornam o Campus Universitário de Bragança referência em estudos nos campos de Biologia, Engenharia de Pesca, Ciências Naturais, Turismo e História.
“O que se busca nas áreas de Letras e Educação do campus é uma consolidação acadêmica que o torne, também, referência em sua área de atuação. Contamos com uma equipe de professores e técnicos que incitam a produção intelectual dos discentes da área. Portanto sediar o EBEL será primordial para a mobilização dos estudantes e dos professores do campus, dando-lhes oportunidade de externar suas pesquisas, trabalhos e demais produções internas, divulgar as ações executadas tanto nas turmas de graduação quanto nas de mestrado e, desta forma, propor a interatividade com os demais profissionais paraenses para o enriquecimento intelectual e científico de todas as partes envolvidas”, explica o coordenador.
Os trabalhos científicos na linha de literatura e de linguística, na graduação e na pós-graduação, independente do gênero em que serão apresentados (comunicação oral, oficina, minicurso, curta-metragem, palestras e mesas-redondas), irão abordar aspectos de língua e/ou de literatura vinculados a outras áreas do conhecimento, como Pedagogia, História, Sociologia, Psicologia etc. Os trabalhos resultados da produção científica dos estudantes de Letras do Estado do Pará e da Região Norte irão “dialogar” com outro público desta mesma comunidade acadêmica.
Inscrições – Poderão se inscrever no IV EBEL discentes das áreas afins de qualquer universidade e faculdade do Estado do Pará. As inscrições possuem número de vagas limitadas de 500 participantes e são cobradas de acordo com os valores das modalidades: ouvinte e apresentação de trabalho. Mais informações sobre as inscrições, acesse aqui.
Confira a programação e mais informações sobre o IV EBEL no site do evento.
Serviços:
IV Encontro Bragantino dos Estudantes de Letras (EBEL)
Data: Dias 06, 07 e 08 de julho de 2017
Local: Campus universitário de Bragança – PA
Hora: Às 8h
Texto: Elizandra Ferreira – Assessoria de Comunicação da UFPA
Arte: Divulgação