menu de acessibilidade
TAMANHO DA FONTE

Estudante de Engenharia de Bioprocessos é selecionado para 4º edição do Programa Embaixadores da Juventude

"Embaixadores

Estudante de Engenharia de Bioprocessos da Universidade Federal do Pará, Melquisedec Negrão Jr. foi um dos selecionados para participar da 4º edição do Programa Embaixadores da Juventude. A iniciativa visa capacitar jovens e adolescentes com perfil de liderança e impacto social em temas e agendas internacionais. O programa, organizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e pelo Instituto Caixa Seguradora, ocorrerá em Belém, de 24 a 28 de julho.

Organizado pela primeira vez na Região Norte, o Programa Embaixadores da Juventude teve recorde de inscrições nesta edição. Para Melquisedec Negrão Jr., o que lhe motivou a se inscrever foi a vontade de deixar marcas positivas no mundo e na vida das pessoas. “Quero me capacitar para exercer liderança e protagonismo entre a juventude em prol da execução da Agenda 2030 das Nações Unidas na Região Amazônica”, declara.

"Melquisedec"Seu compromisso como embaixador da Juventude, chancelado pelas Nações Unidas, será atuar como multiplicador dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos mais diversos espaços, levando debates, reflexões e ensinamentos para o alcance da agenda 2030. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável é o eixo da metodologia de formação.

Para o novo embaixador da Juventude, o caráter interdisciplinar do curso de Engenharia de Bioprocessos contribuiu para despertar seu interesse em participar do programa e irá lhe ajudar no desenvolvimento das ações propostas pelo programa. “Minha trajetória como empreendedor socioambiental iniciou na UFPA, pois o curso possui uma grade curricular com disciplinas que envolvem empreendedorismo, inovação e biodiversidade da Amazônia. Essa experiência proporciona melhor compreensão acerca do desenvolvimento sustentável”, afirma.

Sobre o programa – Criado em 2016, o Programa Embaixadores da Juventude objetiva capacitar jovens entre 18 e 25 anos para atuarem como multiplicadores dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em espaços sociais e políticos. A metodologia é centrada no debate, na valorização de experiências pessoais e no desenvolvimento de competências pessoais, inter-relacionais e profissionais.

O UNODC já formou mais de 70 jovens em Brasília e em Salvador. A iniciativa visa fortalecer o poder de advocacy de seus participantes. A diversidade étnico-racial, socioeconômica, sexual, religiosa e acadêmica marca o perfil heterogêneo da Rede de embaixadores (as) da Juventude, os quais representam o programa e suas agendas em importantes conferências nacionais e internacionais.

Texto: Maiza Santos – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos e arte: Divulgação

 

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo