Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais ganham prêmio nacional na área de Antropologia

"Prêmio

Os alunos Elma Alves de Lima e Kleberson Almeida de Albuquerque, estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará, foram vencedores do Prêmio Lévi-Strauss, uma premiação nacional oferecida bianualmente pela Associação Brasileira de Antropologia (ABA) a trabalhos de graduação. Eles foram premiados na modalidade videopôster, com o trabalho intitulado “Os desafios enfrentados por estudantes indígenas para a conclusão do ensino superior na Universidade Federal do Pará”, sob orientação da professora Michele Escoura. Acesse aqui para conferir o trabalho premiado.

A ideia de produzir o trabalho surgiu com a avaliação da disciplina Didática em Ciências Sociais, ministrada pela professora Michele Escoura, em 2019, na qual os estudantes foram provocados a buscar problemas relacionados aos desafios para aprendizagem na Universidade. Como haviam iniciado a disciplina discutindo acerca da educação indígena, Kleberson e Elma pensaram que seria importante buscar entender quais eram os desafios enfrentados pelos discentes indígenas. O formato adotado pela dupla para o trabalho foi a produção de um podcast.

“Agora mesmo, enquanto respondo essas perguntas, os povos indígenas estão lutando por direitos básicos, como o acesso à saúde, à educação, a demarcação de terras indígenas, o bem-estar social, político, cultural e econômico, bem como a resistência às violações destes direitos. E, mesmo quando eles conseguem, por meio de muita luta, garantir seus direitos que foram assegurados pela Constituição de 1988, ainda precisam lutar contra a ignorância, o preconceito e o racismo em um espaço onde deveriam se sentir valorizados e  ter a diversidade cultural respeitada”, afirma a discente Elma Lima.

"Elma

Reconhecimento nacional – A ideia de submeter o resultado da pesquisa feita durante o curso de Ciências Sociais da UFPA em um evento nacional partiu dos próprios estudantes e foi prontamente acolhida pela docente. Para a professora Michele Escoura, o trabalho tem uma qualidade imensurável nos dados empíricos que os estudantes produziram e também apresenta uma problematização urgente e necessária, que precisava sair da sala de aula e alcançar novos espaços de divulgação e debate.

“Ao tratar dos desafios enfrentados por estudantes indígenas para a conclusão do ensino superior dentro da maior universidade da Amazônia, o trabalho coloca em diálogo diferentes campos disciplinares, como a Antropologia e a Educação, mas contribui também para a discussão das próprias políticas públicas de inclusão. É um trabalho sensível e cuidadoso, no qual é visível como o rigor acadêmico dos pesquisadores esteve intimamente ligado ao comprometimento deles, estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais, na defesa do direito à educação pública, gratuita e de qualidade, que, agora, ganha o reconhecimento de sua importância até mesmo pela Associação Brasileira de Antropologia, sendo agraciado pelo principal prêmio nacional para graduandos da área”, pontua a orientadora.

Elma explica que, mesmo em um momento difícil para as universidades públicas, fazer pesquisa e ser reconhecida pelo trabalho feito é um ato de resistência. “Conseguir levar as  vozes desses estudantes indígenas a um nível nacional, e não apenas dentro de uma sala de aula, me faz ter a certeza que eu estou no caminho certo para me tornar a antropóloga que desejo ser”, pontua a estudante.

“Fiquei muito feliz em saber que nossa pesquisa pôde ter este reconhecimento, mas sei que a real importância está na denúncia de que ações precisam ser tomadas, para que se garanta aos discentes indígenas que seu espaço continue ocupado e suas vozes continuem ecoando nas universidades. Este prêmio, na verdade, é direcionado à resistência indígena, que, mesmo diante do racismo e dos demais problemas relatados na pesquisa, permanece e não se cala”, finaliza Kleberson.

Para conferir o podcast produzido pela dupla de pesquisadores, acesse aqui. Já para assistir à apresentação do trabalho ganhador do Prêmio Lévi-Strauss, clique aqui.

Texto: Adams Mercês – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Arquivo pessoal