Estudantes do curso de Engenharia, da Universidade Federal do Pará (UFPA), foram destaques no Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, com o primeiro lugar no Prêmio Abenge-Mútua “Talentos na Engenharia”, nas categorias Educação em Engenharia e Tecnologia e Inovação. A premiação busca reconhecer e incentivar as boas práticas, a criação de soluções inovadoras e o desenvolvimento de pesquisas de destaque na área de Educação em Engenharia, entre os estudantes de graduação e pós-graduação das Instituições de Ensino Superior do Brasil.
O primeiro lugar na categoria Educação em Engenharia foi conquistado pelo discente de Engenharia Elétrica da UFPA Damasio Alves de Lima Junior, com o trabalho ‘Construção de uma bancada didática para estudo do fenômeno de Magnetohidrodinâmica’ (MHD). A pesquisa teve por finalidade desenvolver um produto que demonstrasse, de maneira didática, o fenômeno de MHD, que se trata de um fenômeno complexo que estuda as interações que um fluido condutor faz com um campo magnético externo.
Por se tratar de um fenômeno de difícil compreensão e por ser bem utilizado no meio industrial, como na indústria de petróleo, na mineração, na metalúrgica, na ciência espacial, entre outras áreas, a pesquisa buscou tornar mais acessível e prático o ensino desse fenômeno para alunos dos cursos de Engenharia.
“É uma sensação incrível ter um projeto de que você fez parte ser reconhecido em uma premiação, sobretudo uma premiação nacional, com diversas Instituições de Ensino Superior do país competindo. Eu acredito que esse tipo de resultado ajuda a demonstrar a capacidade que o estado tem na produção científica, e acredito que isso ajuda a valorizar o tipo de pesquisa que nós fazemos aqui, na UFPA”, aponta o premiado discente Damasio Alves de Lima Junior.
Além de Damasio, também contribuíram com o trabalho Lucas Henrique Santos (estudante de Engenharia Biomédica/UFPA), Antonio Roniel Marques de Sousa (pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática) e os professores Marcelo de Oliveira e Silva (Itec/UFPA) e Wellington Fonseca (Itec/UFPA).
Tecnologia e Inovação – Por sua vez, o destaque da categoria Tecnologia e Inovação foi para o discente do curso de Engenharia Biomédica da UFPA Lucas Henrique Santos, pelo trabalho “Desenvolvimento de um Sistema Refrigerador Monitorado para Vacinação e Amostras Biológicas (SRM-V&A)”. Esse sistema visa garantir a integridade e eficácia das vacinas e amostras biológicas, utilizando a Internet das Coisas (IoT) para monitorar e controlar a temperatura de maneira precisa, além de possuir um sistema de gestão Web para facilitar o acompanhamento e controle durante o transporte.
O objetivo do SRM-V&A é modernizar o método de conservação de amostras biológicas na área da saúde, visto que é um setor sensível que trata de ações que atingem pessoas previamente debilitadas ou em tratamentos que são perecíveis nas condições normais de temperatura e pressão. De acordo com o estudante premiado, Lucas Henrique Santos, agora, o prêmio recebido servirá como um investimento no aprimoramento do projeto para um sistema ainda mais seguro, acessível e sustentável.
“O Prêmio Abenge-Mútua será destinado para o desenvolvimento da nova versão do SRM-V&A que está sendo projetada e seguirá o modelo de baixo custo da versão anterior, para que municípios com baixo orçamento possam ter acesso também, com a utilização de peças da região, para uma fácil manutenção com menor tempo de parada e custo mínimo, se caracterizando em um produto sustentável que não atinge o meio ambiente e estimula a bioeconomia. No final, pretendemos entregar um produto seguro, acessível e sustentável”, explica Lucas Henrique Santos.
O trabalho, que também conta com a autoria de Lucas Roberto Morais (estudante de Engenharia da Computação) e Elen Priscila Lobato (doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica), e orientação do professor Wellington da Silva Fonseca (Itec/UFPA), foi publicado no Induscon e está depositado como patente no INPI, com o número de registro BR1020210084, compondo a Base de Dados da OMS sobre covid-19.