Estudantes da UFPA ganham prêmio com documentário sobre misticismo na Medicina tradicional amazônica

O documentário Entre Rituais e Benzimentos: a espiritualidade viva nos conhecimentos ancestrais, desenvolvido por estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Pará (UFPA), recebeu o Prêmio Verônica Dantas Meneses por ter alcançado o primeiro lugar na categoria de Produção Audiovisual na  22ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 31 de outubro de 2025. 

O tema proposto pela organização do prêmio este ano foi  “Raízes do presente, futuros ancestrais”, que surge com a proposta de uma reflexão sobre a construção do futuro partindo de análises sobre as heranças do passado. Produzida pelos discentes Cesar Vieira, Victoria Rodrigues, Francy Ramos, Giovana Rodrigues e Elizabete de Jesus, com orientação da professora Jussia Carvalho Ventura e apoio na captura de imagens de Alexandre de Moraes, José Nadsom Santos e Victor Farcun, a obra premiada apresentou uma abordagem sobre a espiritualidade presente nos conhecimentos ancestrais de povos originários na região amazônica.

Fotografia registra a estudante Elizabete de Jesus, sentada de frente para um senhor que usa turbante e veste uma grande túnica azul. Ao fundo, algumas imagens de santos típicas de terreiros de religiões de matriz africanas.

“Falar sobre conhecimentos ancestrais, eu acredito que seja uma forma de valorizar a nossa cultura amazônida, porque são conhecimentos muito fortes aqui, na Amazônia Legal. Além disso, essa também é uma forma de conscientizar e educar”, comenta Elizabete de Jesus.

A produção destaca o misticismo da Medicina e saberes tradicionais como um símbolo de identidade cultural amazônica que está presente, seja em rezas, seja em banhos de cheiro, nos saberes e na tradição dos povos originários amazônicos por meio de rituais e benzimentos que buscam promover o bem-estar físico e espiritual. O documentário revela a força viva das tradições que resistem e se reinventam no cotidiano amazônico.

“Este prêmio representa o reconhecimento do nosso trabalho, do nosso esforço, de um trabalho que foi feito com muita sensibilidade para mostrar a importância dos conhecimentos ancestrais para nós, como amazônidas, mas, principalmente, para aquelas pessoas que não conhecem esses conhecimentos. Trazer esse prêmio pra UFPA é gratificante também porque reforça o tripé da UFPA, que é: o ensino, a pesquisa e a extensão. Ou seja, fazer conhecimento não só dentro da UFPA que fique na UFPA, mas também para além disso”, comenta Elizabete de Jesus.

Produzido durante a disciplina Laboratório de Jornalismo IV, da Faculdade de Comunicação da UFPA, o documentário está entre os produtos do portal de notícias Parauaras, desenvolvido pela turma de jornalismo de 2022. Para quem quiser acompanhar, o evento que divulgou as equipes premiadas foi transmitido ao vivo e pode ser assistido pelo canal do YouTube da Rede Folkcom.

Casa BNDES na COP – Quem tiver interesse em conferir o documentário, a produção estará em exibição na programação da Casa BNDES na COP 30. Entre Rituais e Benzimentos: a espiritualidade viva nos conhecimentos ancestrais será exibido no próximo dia 10, às 17h, no miniauditório do Mercedários UFPA.

O Mercedários UFPA está localizado na Boulevard Castilhos França, no Bairro Campina, em Belém. A programação da Casa BNDES na COP 30 vai funcionar no período de 9 a 21 de novembro, com uma variedade de atividades que pode ser conferida aqui.

TEXTO: Eva Sarmento - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA

FOTOS: Arquivo pessoal

Relação com os ODS da ONU:

ODS 4 - Educação de Qualidade

Leia também

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print
Pular para o conteúdo