O documentário Entre Rituais e Benzimentos: a espiritualidade viva nos conhecimentos ancestrais, desenvolvido por estudantes de Jornalismo da Universidade Federal do Pará (UFPA), recebeu o Prêmio Verônica Dantas Meneses por ter alcançado o primeiro lugar na categoria de Produção Audiovisual na 22ª Conferência Brasileira de Folkcomunicação realizada no Rio de Janeiro, entre os dias 24 e 31 de outubro de 2025.
O tema proposto pela organização do prêmio este ano foi “Raízes do presente, futuros ancestrais”, que surge com a proposta de uma reflexão sobre a construção do futuro partindo de análises sobre as heranças do passado. Produzida pelos discentes Cesar Vieira, Victoria Rodrigues, Francy Ramos, Giovana Rodrigues e Elizabete de Jesus, com orientação da professora Jussia Carvalho Ventura e apoio na captura de imagens de Alexandre de Moraes, José Nadsom Santos e Victor Farcun, a obra premiada apresentou uma abordagem sobre a espiritualidade presente nos conhecimentos ancestrais de povos originários na região amazônica.

“Falar sobre conhecimentos ancestrais, eu acredito que seja uma forma de valorizar a nossa cultura amazônida, porque são conhecimentos muito fortes aqui, na Amazônia Legal. Além disso, essa também é uma forma de conscientizar e educar”, comenta Elizabete de Jesus.
A produção destaca o misticismo da Medicina e saberes tradicionais como um símbolo de identidade cultural amazônica que está presente, seja em rezas, seja em banhos de cheiro, nos saberes e na tradição dos povos originários amazônicos por meio de rituais e benzimentos que buscam promover o bem-estar físico e espiritual. O documentário revela a força viva das tradições que resistem e se reinventam no cotidiano amazônico.
“Este prêmio representa o reconhecimento do nosso trabalho, do nosso esforço, de um trabalho que foi feito com muita sensibilidade para mostrar a importância dos conhecimentos ancestrais para nós, como amazônidas, mas, principalmente, para aquelas pessoas que não conhecem esses conhecimentos. Trazer esse prêmio pra UFPA é gratificante também porque reforça o tripé da UFPA, que é: o ensino, a pesquisa e a extensão. Ou seja, fazer conhecimento não só dentro da UFPA que fique na UFPA, mas também para além disso”, comenta Elizabete de Jesus.
Produzido durante a disciplina Laboratório de Jornalismo IV, da Faculdade de Comunicação da UFPA, o documentário está entre os produtos do portal de notícias Parauaras, desenvolvido pela turma de jornalismo de 2022. Para quem quiser acompanhar, o evento que divulgou as equipes premiadas foi transmitido ao vivo e pode ser assistido pelo canal do YouTube da Rede Folkcom.


Casa BNDES na COP – Quem tiver interesse em conferir o documentário, a produção estará em exibição na programação da Casa BNDES na COP 30. Entre Rituais e Benzimentos: a espiritualidade viva nos conhecimentos ancestrais será exibido no próximo dia 10, às 17h, no miniauditório do Mercedários UFPA.
O Mercedários UFPA está localizado na Boulevard Castilhos França, no Bairro Campina, em Belém. A programação da Casa BNDES na COP 30 vai funcionar no período de 9 a 21 de novembro, com uma variedade de atividades que pode ser conferida aqui.
