Estudantes de 65 cursos da Universidade Federal do Pará deverão participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes em 2021 (Enade 2021). O exame visa avaliar os discentes do ensino superior no que se refere à aprendizagem dos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), ao desenvolvimento de competências e habilidades e ao conhecimento geral sobre a realidade social, econômica, política e cultural brasileira. A informação dos locais de prova será liberada a partir do dia 1o de novembro, e a prova presencial ocorrerá no dia 14 de novembro de 2021.
Os coordenadores de curso podem realizar ajustes na inscrição dos estudantes habilitados até o dia 29 de agosto e deverão preencher o Questionário da Coordenação no período de 16 a 26 de novembro de 2021. Já os estudantes concluintes precisarão fazer seu cadastro no sistema Enade, que está aberto de 19 de julho a 13 de novembro, podendo solicitar atendimento especializado na prova, de 30 de agosto até 3 de setembro. O Questionário do Estudante estará disponível no sistema para o preenchimento dos concluintes, do dia 30 de agosto até o dia 13 de novembro de 2021.
Participação consciente – O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), cujos resultados são utilizados para a composição do Conceito Preliminar de Curso (CPC) que entra no cálculo do Índice Geral de Cursos (IGC), importantes indicadores de avaliação das universidades. Os dados do Enade têm sido estratégicos para o diagnóstico do ensino superior brasileiro e subsidiam a gestão acadêmica das universidades como fonte de dados da avaliação dos cursos de graduação.
Desta forma, a participação consciente e comprometida dos estudantes contribui para a elevação da nota do curso e da instituição, o que pode valorizar o diploma e, consequentemente, ampliar a empregabilidade no mercado de trabalho. Além disso, o Enade também é um componente curricular obrigatório, que constará no histórico escolar dos discentes.
Na edição de 2021, devem participar estudantes ingressantes e concluintes dos cursos das áreas do Ciclo Avaliativo II existentes na UFPA, ou seja, das Licenciaturas em Artes Visuais, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Inglês, Letras – Português, Letras – Português e Espanhol, Letras – Português e Inglês, Matemática, Música, Pedagogia e Química; e dos Bacharelados em Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Design, Educação Física, Filosofia, Geografia, História, Química e Sistemas de Informação. Cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) ofertados pelo Plano Nacional de Formação de Professores – Parfor também deverão participar deste exame.
Estudantes habilitados – A inscrição dos estudantes ao Exame será realizada pelas coordenações dos cursos. Na UFPA, estão habilitados à inscrição os estudantes ingressantes que tenham iniciado seu curso em 2021, regularmente matriculados, e que tenham cumprido até 25% da carga horária mínima do currículo do seu curso até 29 de agosto de 2021, ou seja, calouros matriculados que estão devidamente matriculados e cursando o primeiro semestre do seu curso.
Além desses, também deverão ser inscritos os estudantes concluintes que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até 29 de agosto de 2021, e ainda os estudantes com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2022. Estes devem fazer seu cadastro no sistema Enade, no período de 19 de julho a 13 de novembro de 2021.
Composição do Exame – O Enade é composto por quatro instrumentos básicos: Questionário do Estudante, Prova, Questionário de Percepção de Prova e Questionário do Coordenador de Curso. O Questionário do Estudante (QE) é aplicado em formato on-line apenas para os estudantes concluintes. O questionário contém 68 questões, envolvendo campos sobre o perfil socioeconômico do estudante e perguntas sobre a percepção dos discentes acerca da sua formação no que se refere à organização didático-pedagógica do curso, à infraestrutura física disponibilizada e às oportunidades de ampliação da sua formação acadêmico-profissional. O não preenchimento já caracteriza situação irregular no exame.
Outro instrumento que compõe o Enade é a Prova presencial, obrigatória para os estudantes habilitados que são concluintes. A prova é composta em 25% por questões de formação geral (duas questões discursivas e oito objetivas) e 75% por questões do componente específico do curso (três questões discursivas e 27 objetivas). Após a prova, o estudante também precisa preencher um Questionário de Percepção sobre a prova, contendo nove questões.
Os coordenadores de curso ainda são responsáveis pelo preenchimento de um questionário on-line de fundamental importância para a avaliação do curso, pois coletam informações que permitem caracterizar o perfil da coordenação acadêmica e o contexto dos processos formativos realizados no âmbito do curso.
Serviço:
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes
Regulamento (Portaria n. 494/2021 – MEC)
Informações e orientações: enade@ufpa.br e cpa.ufpa@gmail.com.
Texto e arte: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA